Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) dá início às atividades do Maio Amarelo, mês de prevenção a acidentes no trânsito

Neste mês de Maio, a Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT) dá às mãos a inúmeros órgãos do país a fim de promover a campanha do Maio Amarelo, mês de prevenção a acidentes de trânsito. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE), somente em 2020 foram registrados quase 27 mil acidentes de trânsito, causando 1098 óbitos. Entre as principais causas dos acidentes estão o excesso de velocidade, a falta de atenção, a embriaguez ao volante e a desobediência às regras de trânsito.

Em Caucaia, a AMT realiza ações educativas durante todo ano, sejam blitz educativas e palestras nas escolas. Em maio, as ações serão intensificadas a fim de prevenir que mais acidentes ocorram. As atividades têm caráter educativo, conforme revela Patrícia Mota, coordenadora de educação de trânsito. “O movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade em relação ao alto índice de acidentes de trânsito no mundo. O objetivo é criar um ambiente propício para o debate e ações para difundir conhecimento e melhorar a segurança no trânsito”, disse. Ainda de acordo com Patrícia, excesso de velocidade e motorista alcoolizado são as infrações mais comuns no município.

Programação

A AMT vai realizar ações em escolas municipais, com o intuito de sensibilizar crianças e adolescentes para que estes se tornem multiplicadores do conteúdo. Além disso, empresas de grande porte no município já solicitaram palestras com os agentes de trânsito.

Também serão realizadas Blitzes Educativas em pontos estratégicos do município. “O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de ter os cuidados necessários a fim de evitar acidentes de trânsito”, finaliza Patrícia.

Saiba mais

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, foram registradas cerca de 30 mil mortes por acidentes nas vias do país. Esses números colocam o Brasil entre os países com os maiores índices de mortalidade no trânsito.

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio, no mundo todo.  A ação tem o objetivo de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Com informação da ASCOM PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here