Na sala do Comitê funciona o posto avançado de coleta desde o início do Censo 2022/2023

O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa do Ceará vai receber, na próxima terça-feira (28/03), às 15 horas, a visita do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo. De acordo com o coordenador do Celditec, Luís Carlos Mourão, o dirigente do órgão irá conhecer o posto avançado do Instituto, que está funcionando, desde o início do Censo 2022/2023, na sala do Comitê, e também tratar sobre a prorrogação de convênio entre IBGE e Celditec, com o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT).

Luís Carlos Mourão ressalta que desde 2009 há um convênio entre a Alece, por meio do Celditec, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceara (Ipece) e IBGE, nos estudos e levantamentos realizados sobre os limites intermunicipais e interestaduais. “Temos um trabalho muito volumoso nos territórios municipais, inclusive já concluímos o georreferenciamento de todos os 184 municípios cearenses”, acentua.

Projetos em tramitação

De acordo com Luís Carlos Mourão, estão em tramitação na Alece 12 projetos de lei relativos a consensos firmados entre prefeitos que tratam sobre áreas de pequenas comunidades que pertencem a um município e eram administrados pela gestão municipal de outro.  “Isso faz com que cada vez mais haja a necessidade de serem finalizados estes pequenos ajustes”, observa. 

Conforme o coordenador, o convênio entre IBGE e Alece vem sendo renovado sistematicamente, em face dos levantamentos realizados a cada três anos. Ele ressalta que há uma grande quantidade de dirigentes municipais que buscam o Celditec, porque após os levantamentos censitários, determinadas áreas que imaginavam pertencer a um município na realidade são de outro.

“O Censo 2022/2023 demonstrou isso com exatidão, porque a partir do momento em que houve o georreferenciamento, os limites ficaram tecnicamente conhecidos, não restando mais dúvidas quanto a sua territorialidade. Mas os municípios que não fizeram os ajustes, após o levantamento dos limites, estão buscando o entendimento para homologação das áreas limitantes”, observa.

Agenda

Ainda nesta terça-feira, Cimar Azevedo participará da abertura do Encontro Nacional de Pesquisas Econômicas (Enape), que reúne 90 participantes dos 26 e estados e do Distrito Federal, no Hotel Beira Mar, a partir das 9 horas. Às 15 horas, ele visitará o posto do Censo localizado na Alece e concederá e entrevista na TV Assembleia. Em seguida, está prevista reunião com Celditec, Ipece e o presidente da Alece, Evandro Leitão. 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here