Dia de celebrar datas importantes do calendário ambiental junto à comunidade indígena dos Anacé

O cuidado com meio ambiente é um dever de todos. A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), celebrou na última segunda-feira (21), as datas do Dia Internacional das Florestas (21/03) e o Dia Mundial da Água (22/03), na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé – Reserva Indígena Taba dos Anacé. As atividades fazem parte do Projeto Caravana Ambiental, que conta com ações de sensibilização ambiental nas escolas e comunidades.

De acordo com Leilane Chaves, Coordenadora de Políticas Ambientais do IMAC, a iniciativa faz parte das comemorações da Festa Anual das Árvores. “Essas atividades têm o objetivo de sensibilizar e engajar crianças e adolescentes na conservação e preservação dos recursos naturais fundamentais, além de contribuir para a ampliação do conhecimento acerca da biodiversidade presente no município de Caucaia”, destacou Leilane.

A ação contou com a participação de crianças e adolescentes da Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, onde foram realizadas ações de plantio, oficina de pigmentos/tintas naturais, cine ambiental e atividades lúdicas. Também foram realizadas doações de mudas que seriam plantadas pelos moradores da comunidade. Na ocasião ocorreu o plantio simbólico de algumas espécies.

O balanço da ação contou com o plantio simbólico de 8 espécies de árvores e 86 mudas de plantas nativas doadas.

Projeto Caravana Ambiental

O Projeto Caravana Ambiental é um projeto de educação ambiental itinerante que tem atuado em parceria com as instituições públicas, organizações da sociedade civil e o setor privado, almejando o fortalecimento do diálogo com as comunidades onde atuamos, o impulsionamento do protagonismo socioambiental e a consolidação de ações promovidas pelo IMAC. A ideia central do projeto é percorrer os bairros criando condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas.

Com informação da ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here