Os agentes comunitários de saúde são o elo entre a população e a atenção básica de saúde e Caucaia valoriza essa importante categoria, anunciando uma valorização real, superando a tabela nacional

A valorização dos servidores e profissionais da saúde é um dos compromissos da Prefeitura de Caucaia. Em uma conversa descontraída, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, recebeu um grupo de Agentes Comunitários de Saúde e anunciou o aumento do piso salarial e do incentivo financeiro municipal mensal.

Com o anúncio, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde será de R$ 2.604,00, valor acima do mínimo nacional, que atualmente está no valor de dois salários mínimos (R$ 2.200,00), e isonomia de Incentivo financeiro municipal mensal de 45% do valor atribuído aos servidores estaduais vinculados ao Governo do Estado.

“Temos uma ótima notícia. Estamos enviando para a Câmara Municipal o projeto de lei para garantir a isonomia dos incentivos financeiros entre os agentes comunitários municipais (ACS) e estaduais e o aumento salarial da categoria para valorizar os servidores que estão na ponta fazendo a saúde básica em nosso município”, declarou o gestou municipal.

Para a representante dos Agentes Comunitários de Saúde de Caucaia, Delivânia dos Santos, a reunião com o prefeito Vitor Valim representou a valorização da gestão para com os profissionais que estão na ponta da Saúde. “Para nós é um grande avanço. O compromisso do prefeito com a categoria significa a valorização do nosso trabalho. Como a gente está trabalhando com a população direto, nós temos o conhecimento do que a população realmente precisa. Por isso, o aumento do piso e os 15% que equipara com o incentivo estadual significam a valorização e reconhecimento da nossa categoria. Faz muita diferença”, reforçou Delivânia.

Os agentes comunitários de saúde são o elo entre a população e a atenção básica de saúde. Por isso, valorizar essa categoria é tão importante para a manutenção dos serviços básicos de saúde junto à população.

Ao todo, Caucaia tem 453 profissionais que realizam os primeiros serviços básicos de saúde junto à comunidade, como por exemplo as visitas domiciliares e o cadastro dos pacientes no Previne Brasil, programa que tem o objetivo de aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipes primárias de Saúde.

Com informação ASCOM/PMC

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here