IBGE encerra coleta domiciliar do Censo com cerca de 91% da população

O IBGE encerrou ontem, 28 de fevereiro, a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico, alcançando 189.261.144 pessoas recenseadas (91%), levando em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022. O Instituto informa que se inicia hoje, 1º de março, a Etapa de Apuração. Já a divulgação dos primeiros resultados do Censo será feita no final de abril. 

Ao mesmo tempo em que iniciará a etapa de apuração dos dados, o IBGE fará uma operação final e pontual na Terra Indígena Yanomami com apoio dos Ministérios do Planejamento e Orçamento (MPO), da Justiça e Segurança Pública, da Defesa e dos Povos Indígenas.

A coleta do Censo Demográfico junto a população brasileira terminou. “A base mais fundamental de dados”, como a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, costuma denominar o Censo, entra a partir de agora em sua etapa de apuração. Desde o censo de 1960 que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza revisões técnicas sobre os dados coletados junto a população. O mesmo procedimento, agora atualizado com as novas tecnologias de informação e análise de dados, começará a partir de agora.

“Com o Censo podemos definir políticas públicas mais focalizadas e, portanto, mais efetivas”, diz a ministra do Planejamento e Orçamento. “Ao conhecermos com clareza quantos somos em cada município, como cada um de nós vive, como são nossas famílias e nossas realidades, passamos, também, a pensarmos em aprimoramento de políticas em áreas como saúde, educação, benefícios sociais, infraestrutura urbana, logística e tecnológica”, afirma Tebet.

O IBGE, que é vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), totalizou a coleta de dados na noite de ontem. Ao todo, mais de 91% da população brasileira foi recenseada pelo IBGE, isto é, 189,3 milhões de pessoas. Em alguns Estados, como Santa Catarina, Piauí e Paraíba, mais de 96% dos moradores foram recenseados.

Na etapa de apuração, que se iniciará hoje, os supervisores técnicos do IBGE podem determinar retornos – pontuais – ao campo. Isto é, determinados bairros em algumas cidades podem passar por ações específicas de recenseamento, para fins de conferência dos dados ou mesmo para determinar se domicílios originalmente encontrados vazios estão, de fato, desocupados. “Criamos um comitê de fechamento do censo, que inclui oito demógrafos contratados exclusivamente para essa etapa de apuração, que trabalharão em sintonia direta com os demógrafos do próprio IBGE”, afirma o presidente interino do instituto, Cimar Azeredo.

O anúncio dos dados do Censo ocorrerá no fim de abril, tal como previsto.

Com informação Agencia IBGE Noticias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here