O evento reuniu lideranças políticas, sociedade civil e representantes do Conselho

Em Caucaia, as políticas públicas que tratam dos direitos das crianças e adolescentes são debatidas, implementadas e fiscalizadas em conjunto com a participação popular. A realização da Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que aconteceu na última quarta-feira (18), no Lar de Clara, é um exemplo disso. O evento reuniu lideranças políticas, sociedade civil e representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Na ocasião, além de apresentações culturais do grupo CEPEVIVE e do grupo Clara Música, debates, dinâmicas em grupo, houve a palestra com a Professora da UFC Angela De Alencar Araripe Ribeiro. O tema abordado foi “situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da covid-19 e as ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade”.

A interação da sociedade e poder público são essenciais para a criação de iniciativas que beneficiem as crianças e adolescentes. Por isso, a conferência é um momento muito importante para que as políticas públicas de garantia e promoção dos direitos das crianças e adolescentes sejam debatidas, implementadas e fiscalizadas pelo poder municipal em Caucaia.

Na ocasião, a secretária executiva do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescentes (COMDICA), Evely Aragão, destacou que “a conferência foi muito importante por também ter caráter deliberativo para a proposição de novas diretrizes para o município”. Com a participação dos adolescentes, conselheiros municipais e sociedade civil, a conferência abordou diversos temas como educação e proteção social.

A adolescente Lais Ferreira participou do evento e destacou a alegria de participar dos debates propostos na conferência. “Eu me sinto muito bem representada pelas autoridades que estão aqui e me sinto respeitada por ter minha voz levada em consideração. Com a participação nesta conferência, nós adolescentes podemos debater e discutir ideias com todos”, garantiu a estudante.

Ao final do evento foram eleitas propostas relacionadas ao tema central da conferência e escolhidos os delegados para representar o município na próxima Conferência Estadual de Direito da Criança e do Adolescentes. Entre os delegados estão crianças, adolescentes, representantes do Conselho de Direito e representantes do Poder Público.

Em Caucaia, as principais ações e iniciativas que representam as políticas públicas de direitos das crianças e adolescentes estão o Programa Criança Feliz, Abrigo e Família Acolhedora, Serviço de Abordagem Social e os serviços de acolhimento nos CRAS E Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Com informação da ASCON PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here