A gestão municipal não apenas incentiva, mas também valoriza, com ações concretas, os profissionais da pesca artesanal no município

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, esteve reunido com os pescadores do litoral, representados pela Colônia de Pescadores de Caucaia Z7, na última quinta-feira (22), desta vez para conversar sobre a instalação de Marambaias em alto mar, em fase final de licenciamento ambiental junto ao IBAMA, e também anunciar um novo benefício para a categoria: a construção de uma Oficina Náutica.

“O projeto das Marambaias sem dúvida vai melhorar ainda o dia a dia de vocês e o fluxo da pescaria, e agora a construção do Barracão de Oficina Náutica, um espaço que possa ser de vocês, e, ao lado, uma escola, para que constantemente a gente possa ter cursos de qualificação para pescadores”.

A instalação de Marambaias, estruturas que serão instaladas a cerca de 15 e 30 quilômetros da costa do litoral, servirá como uma espécie de viveiro natural de espécies marinhas. Assim, os pescadores terão locais certos onde lançar as redes, passando menos tempo no mar. A ideia é que, após aprovação do Licenciamento Ambiental junto ao IBAMA, 900 estruturas sejam posicionadas e, em no máximo seis meses, os pescadores comecem a ser beneficiados.

Outro compromisso assumido pela gestão municipal é sancionar a lei que permitirá a entrega anual de kits de proteção individual, como o que já foi entregue à categoria neste ano, assim como o incentivo à Corrida de Jangadas.

“A reunião de hoje foi muito proveitosa, onde foi apresentado o projeto de Marambaias, que já foi aprovado pela Capitania dos Portos e hoje se encontra no IBAMA. Também tratamos da questão do Galpão, que vem beneficiar muitos pescadores. A gente agradece muito a parceria do prefeito Vitor Valim com a Colônia de Pescadores”, pontuou Ari Silva, Presidente da Colônia de Pescadores de Caucaia Z7. “Estamos valorizando o nosso passado, representado pela tradição da pesca artesanal, para que não se quebre essa cadeia produtiva tão importante, podendo assim trazer um presente rentável”.

A Prefeitura de Caucaia tem valorizado e incentivado a atividade da pesca artesanal, tradicional no município e fonte de renda para centenas de famílias caucaienses, do litoral e também do interior do município. O peixamento de açudes, o patrocínio à 2ª Corrida de Jangadas do Cumbuco e a distribuição de mais de 180 kits de proteção individual são alguns exemplos de ações concretas que já beneficiaram a categoria.

Com informação da ASCOM PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here