Crianças de 3 e 4 anos já têm acesso ao conhecimento em educação ambiental

A Prefeitura de Caucaia promove a educação ambiental desde cedo nas escolas municipais, e com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, por meio do Projeto Viveiros Educativos, os alunos da rede municipal têm acesso à diversas informações, oficinas ambientais e ao ato da criação de hortas com hortaliças e ervas medicinais. Na última quinta-feira (16), a Escola Murilo Amaral, no bairro Jardim Icaraí, recebeu o Projeto Viveiros, que promoveu a implantação da horta com a ajuda de alunos de 3 e 4 anos. 

A iniciativa Projeto Viveiros Educativos acontece por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), e o objetivo é desenvolver atividades que estimulem a educação ambiental, o contato com meio ambiente e práticas de sustentabilidade.

A técnica ambiental do Imac, Erilane dos Santos, ressalta que o projeto é muito importante para criar uma consciência ambiental desde cedo. “Com o plantio da horta, trazemos também várias informações sobre alimentação saudável, reciclagem e também preservação. Aqui, os alunos colocam a mão na terra, semeiam, plantam e levam tudo que aprendem aqui para casa”, reforçou Erilane.

Laura Muniz, coordenadora da Escola Municipal Murilo Amaral, disse: ” É muito importante formar essa consciência ambiental infantil nos alunos. Por isso, entrei em contato com o IMAC e tive total apoio na implantação da horta junto com os alunos, que estão se sentindo parte do projeto. Os alunos gostam de plantar e ficam encantados com esse momento”.

As hortas do IMAC têm variedades como jiboias, samambaias e flamboyant, ou comestíveis, como hortelã, manjericão e tomilho, que podem ser mais fáceis de cultivar do que se imagina. O projeto Viveiros educativos estimula a participação popular, individual e coletiva, em práticas positivas para o ecossistema.

Além de auxiliar na construção de hortas comunitárias, o IMAC também realiza capacitações para que a comunidade possa aprender a cultivar espécies de plantas medicinais, hortaliças e temperos em pequenos espaços e até mesmo em suas casas, levando a uma reflexão/ação para as questões relacionadas ao ambiente onde vivem.

Com informação da ASCOM PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here