O Projeto Reciclar tem como objetivo valorizar e profissionalizar o trabalho dos recicladores

Cuidar de quem cuida do nosso meio ambiente é um compromisso da gestão. Por isso, além da formação profissional que trata de novas maneiras de destinação dos resíduos sólidos, o bem-estar e a saúde dos recicladores também são pautas importantes para a nova gestão. A Prefeitura de Caucaia, por meio do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), tem promovido encontros e oficinas profissionalizantes para este público.

A iniciativa faz parte do Projeto Reciclar, que visa valorizar e profissionalizar o trabalho dos recicladores de Caucaia. A última edição do evento aconteceu no último dia 04. Na ocasião, uma equipe da Secretaria de Saúde também esteve presente para imunizar os participantes.

De acordo com o gestor de empreendedorismo, Fernando Deodoro, o Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) tem promovido diversos encontros para a capacitação profissional e noções de empreendedorismo voltados para a área ambiental. “Na oficina de hoje tivemos a oportunidade de oferecer conhecimentos complementares sobre compostagem e destinação dos resíduos, além de noções sobre como empreender. Isso faz toda a diferença para os trabalhadores do setor da reciclagem”, reforçou Fernando.

O reciclador José Maria Ferreira Lima contou que a oficina foi proveitosa pois abriu seu olhar para uma forma mais sustentável e segura para separar os materiais recicláveis. “É muito importante ter essa oportunidade pois o que eu aprendo aqui sobre reciclagem posso compartilhar com meus outros amigos recicladores”, garantiu José Maria.

Nas oficinas foram tratadas as seguintes temáticas:

  • Os 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar);
  • Riscos associados ao galpão de triagem;
  • Medidas preventivas aos riscos;
  • Tipos de destinação do lixo;
  • Tipos de resíduos e preços.

João Felipe, que ministrou a oficina sobre segurança e destinação de resíduos sólidos, destacou que o momento foi muito enriquecedor, pois os participantes tiveram acesso a informações importantes sobre medidas preventivas no manuseio e separação dos resíduos que farão total diferença no trabalho de reciclagem.

Além de proporcionar o acesso às informações essenciais para um trabalho mais seguro e eficaz dos recicladores, a parceria entre o CATEQ e Secretária Municipal de Saúde viabilizou a vacinação contra Covid-19, hepatite e tétano para os recicladores. Muitos deles nunca tinham tomado nem a primeira dose desses imunizantes. “É muito importante para esses trabalhadores a imunização com essas vacinas, pois o contato deles com vidros e outros materiais perfurocortantes é constante. Por isso, com essas vacinas eles ficam imunizados e podem ter mais segurança no trabalho”, reforçou Talita Freire, enfermeira da rede de imunização do município.

Segue link da matéria no site da Prefeitura de Caucaia: https://www.caucaia.ce.gov.br/informa.php?id=895

Com informação ASCOM PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here