A leitura é fundamental para o processo de aprendizagem e para a própria vida em sociedade

Criatividade, capacidade de argumentação, bom vocabulário, redução do estresse e desenvolvimento do pensamento crítico são alguns dos benefícios proporcionados pela leitura. Quando estimulada desde a infância, os impactos positivos podem ser muito maiores. Com esse intuito, a Prefeitura de Caucaia sancionou uma nova lei, proposta pela vereadora Germana Sales, que cria o Projeto Ler pra Valer. O objetivo é instigar a leitura de pelo menos dois livros por ano a cada aluno da rede municipal. 

Para Elaine Lima, diretora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Caucaia (SME), “com o projeto Ler pra Valer, mais tempo pedagógico será destinado às aulas de leitura para ler por prazer e para o ensino da leitura. Haverá, assim, uma maior proficiência leitora dos estudantes da Rede Municipal de Caucaia. Os benefícios do projeto saem dos muros da escola, pois a leitura desenvolve o pensamento crítico, expande a criatividade, aumenta o vocabulário, melhora a capacidade de argumentação e torna o indivíduo mais empático”.  

Ainda de acordo com o projeto, o conteúdo do livro será de livre escolha da escola ou do professor responsável pela sala. O único requisito é que a obra aborde temas que façam parte da grade curricular do aluno no respectivo semestre. Ao final da leitura, será aplicada uma avaliação referente ao livro. As escolas poderão instituir prêmios para homenagear os alunos que obtiverem as melhores interpretações ou notas de avaliação, como forma de incentivar e estimular melhores desempenhos.

Na EEIEF Augusto Cesar Silva Sales, já existe uma série de projetos internos de estímulo à leitura e escrita. Entre eles, autores de livros infantis são convidados para um bate-papo com alunos na biblioteca da escola. Há também o Ciranda de Leitura, onde os alunos fazem rodízios de livros. Por esse estímulo próprio, Adriana Cavalcante, coordenadora pedagógica da escola, acredita que seus alunos não terão problema em alcançar a meta proposta pelo projeto Ler pra Valer: “Com certeza nossos alunos não só alcançarão, mas ultrapassarão essa meta, por todas essas iniciativas de promoção à leitura que temos e pelo gosto que os alunos demonstram pela leitura e escrita”, finaliza a educadora.

Com informação da ASCOM PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here