Segundo o presidente do Banco Central, a instituição tem sua agenda voltada para o desenvolvimento do Real Digital

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira (12) que as inovações no mercado financeiro devem fazer com que o cartão de crédito deixe de existir “em algum momento em breve”.

Ao falar sobre inovação no mercado, como Open Finance e Pix, Campos Neto explicou que no futuro será possível ter uma plataforma no celular que junte todas as informações financeiras de cada pessoa, inclusive permitindo pagamentos. Com essa possibilidade, o cartão de crédito não seria mais necessário.

“Se eu tenho Open Finance e sei tudo que vai pagar e receber, eu posso desenhar seu, vai gerar educação financeira, uma melhoria na parte de crédito muito grande porque as pessoas vão ter uma educação. Hoje por exemplo, você compra com cartão de crédito, aí um familiar vai lá e compra 15 parcelas. Aqui (na plataforma) você vai ter tudo de forma consolidada, inclusive esse sistema elimina a necessidade de ter cartão de crédito. Acho que o cartão de crédito vai deixar de existir em algum momento em breve.”

Os cartões de crédito e débito estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, entre os meios de pagamentos mais utilizados no país, perdendo apenas para o Pix.

No primeiro trimestre deste ano, o BC registrou 4,2 bilhões de transações pelo Pix. No cartão de crédito foram 3,7 bilhões e no débito, 3,6 bilhões.

Moeda digital em 2024

Parte da agenda de inovação no sistema financeiro do BC, a criação do Real Digital está em desenvolvimento. Campos Neto espera lançar a novidade em 2024, apesar de um atraso por conta da greve dos servidores.

Eu gostaria de ter a moeda digital funcionando em 2024. A gente teve um pequeno atraso por conta da greve que nós tivemos, mas acho que dá pra avançar nisso — disse.

Com informação da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here