Os espigões do Icaraí ainda nem foram concluídos, mas já tem mudado o dia a dia não apenas do bairro do litoral caucaiense, mas de todo o município e região

Com 95% das obras concluídas, os Espigões já dão nova vida ao litoral de Caucaia. A primeira estrutura construída na orla da praia do Icaraí já conta com mais de 95% de conclusão. O segundo espigão começou a ser erguido em junho, e conta com 183 metros. A expectativa é que a construção do terceiro já se inicie ainda neste mês de agosto.

Firmino Mendes, que tem residência no Icaraí há nove anos, revela que, além da deterioração da orla, vivenciou também a desvalorização da região durante os anos de avanço do mar. “Quando eu cheguei aqui, há nove anos, havia um problema muito sério com a desvalorização. A Prefeitura tinha tomado algumas providências paliativas, mas faltava empenho do poder público, faltava iniciativa de alguns políticos”, revela. Agora, após o início das obras, ele fala dos Espigões com entusiasmo e esperança. “A emoção é que nós estamos no caminho certo. É por aí, é por esse ponto, é dessa perspectiva”, comemora.

Antes com baixa procura por parte de banhistas, agora a orla do Icaraí já vem sendo frequentada principalmente por famílias, como a da empresária Karina Mendes. “Eu acho que a construção do Espigões ajudou bastante a população aqui do Icaraí. Fazia mais ou menos uns dois anos, que a gente não vinha todo mundo em família. Agora a gente pode caminhar, a gente pode brincar, pode ficar aqui à vontade”, vibra.

A ordem de liberação de serviço das obras dos três primeiros espigões do Icaraí foi assinada no último dia 31 de março. Em parceria com o Governo do Estado, a obra é orçada em R$ 44 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado, tem prazo de conclusão estimado em 12 meses. No total, o Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia prevê a construção de 11 espigões, e o investimento de cerca de R$ 174 milhões, com recursos da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado.

Com informação ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here