Caucaia lança campanha e atividades do Maio Amarelo, mês de prevenção a acidentes no trânsito

A segurança no trânsito começa com a educação de condutores e pedestres. Pensando nisso, a Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT) iniciou nessa segunda-feira (02), blitz educativas voltadas para a Campanha Maio Amarelo, com a proposta de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes no trânsito.

A primeira blitz educativa, que aconteceu na Avenida Dom Almeida Lustosa, contou com a presença de 10 agentes de trânsito e com a parceria da empresa de transporte público Vitória. Na ocasião, os agentes abordaram condutores para a entrega de material de divulgação da campanha e chamaram atenção para o uso de cinto de segurança.

De acordo com o presidente da AMT, Andrade Mendonça, a intenção da campanha é promover ações preventivas para os condutores e pedestres em vários pontos da cidade.

“A Campanha Maio Amarelo tem o propósito de chamar a atenção dos condutores para a segurança no trânsito. Nós temos dados estatísticos que mostram que 94% dos acidentes são evitáveis, pois são causados pela falta de atenção do condutor ou do pedestre, e apenas 6% é causado por alguma falha no veículo. São dados alarmantes. Porém, acreditamos que, com uma campanha educativa, esses números tendem a cair. Por isso, resolvemos focar em ações educativas e preventivas para que os condutores tenham mais cuidados e uma maior conscientização no trânsito”, afirma o presidente da AMT.

“Além das blitzen educativas, vamos desenvolver várias ações nas escolas municipais com o objetivo de conscientizar os alunos sobre segurança no trânsito. Essas iniciativas são essenciais para prevenção de acidentes”.

Durante a primeira blitz da Campanha Maio Amarelo, o condutor de moto, Sérgio Fernandes, ressaltou que se sente muito mais seguro com ações educativas. “É muito bom ter essa ação da AMT em Caucaia. Além dessa blitz educativa, que ajuda na prevenção de acidentes no trânsito, é bom ter também ações de fiscalização, para punir os motoristas irregulares. Assim, a gente se sente mais seguro no trânsito”.

Campanha Maio Amarelo

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio, no mundo todo.  A ação tem o objetivo de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Com informação ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here