A iniciativa faz parte do convênio estabelecido entre a Alece e IBGE

O coordenador do Comitê de Estados de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), da Assembleia Legislativa, Luís Carlos Mourão e o assessor técnico Luiz Carlos Farias, recepcionaram, na ultima terça-feira (22/03) a coordenadora de Treinamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rosane Itajahy. A visita teve o objetivo de conhecer as instalações das salas da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), onde os recenseadores do Instituto serão treinados, nos meses de abril e maio.

Rosane Itajhay diz que a contribuição da Assembleia para o recenseamento é muito importante. O Censo vai identificar não só a quantidade de população, mas também a qualidade de vida.”É o também o reconhecimento de quanto o Censo contribui para as políticas públicas. A partir dos dados colhidos durante este trabalho podemos promover melhorias nos municípios e as populações respectivas”, explica.

“Esses indicadores serão oferecidos aos governantes e à iniciativa privada, para que sejam desenvolvidas as políticas públicas em benefício das comunidades”.

A coordenadora de Treinamento informa que serão treinados 40 recenseadores na sede da Unipace, no período de 4 a 14 de abril e 100 outros profissionais, de 2 a 13 de maio. Conforme Rosane Itajahy, os servidores do IBGE que passarem por estes treinamentos serão também agentes multiplicadores para outros 963 que coordenarão o Censo 2022, em todos os 184 municípios cearenses. “Serão novos treinamentos em polos descentralizados nas cidades do Interior”, acentua.

Luiz Carlos Mourão informa que a cessão das salas e auditório da Unipace para este treinamento previsto paras os meses de abril e maio está abrangido pela parceria entre Alece e IBGE, que se iniciou em 2009 e vai até 2026. “Graças a esse convênio, realizamos o georreferenciamento dos 184 municípios do Estado e estamos dando continuidade ao processo que irá georreferenciar todos os 884 distritos cearenses”, destaca o coordenador do Celditec.

Com informação/Núcleo de Comunicação Interna da Alece (85.3257-3032)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here