O resultado traz uma série de benefícios para o município, o que viabiliza mais investimentos públicos, melhoria nos serviços oferecidos e a qualidade de vida da população

Em apenas um ano de gestão, Caucaia já colhe frutos de uma administração fiscal eficiente e responsável. Com equilíbrio nas contas públicas, a atual gestão municipal de Caucaia saiu da categoria “C” em relação ao índice da Capacidade de Pagamento (Capag), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e avançou para a nota “B”. O resultado traz uma série de benefícios para o município, como acesso a crédito internacional com menores juros, o que viabiliza mais investimentos públicos e, consequentemente, melhora os serviços oferecidos e a qualidade de vida da população.

“Mesmo em meio à pandemia, o município demonstrou uma gestão fiscal responsável, com austeridade, economizando com responsabilidade e também melhorando os índices de arrecadação, como o ISS, que em 2021 tivemos um acréscimo de 40% em relação a 2020”, revela George Veras, Secretário de Finanças de Caucaia.

Ainda segundo o secretário, a metodologia do cálculo da Capag é definida a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez. Avaliados conforme critérios da STN, eles revelam a situação fiscal do município, e o nível de confiabilidade e solvência do mesmo. “Vale ressaltar que o esforço da gestão por completo nos trouxe a esse momento. Não é um trabalho de apenas uma secretaria, todas participaram, a gestão como um todo”, conclui George.

O prefeito Vitor Valim recebeu com muito entusiasmo o resultado, e revela que, apesar do pouco tempo de gestão, todas as medidas administrativas são realizadas de forma coordenada e planejada, o que leva aos resultados positivos. “Conseguimos virar mais uma página negativa para o município em pouco mais de um ano de gestão. Com responsabilidade, arrumamos a casa, mantendo investimentos em programas que vêm transformando o município e a vida dos caucaienses. Temos resultados positivos em todas as áreas, e esse é mais um indicativo de que estamos no caminho certo. Estamos definitivamente devolvendo a nossa gente o orgulho de ser de Caucaia”, finaliza.

Com informação/ASCOM PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here