Reunião promovida pelo Ipece

O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa do Ceará vai participar, nesta quinta-feira (03/02), a partir das 14 horas, de reunião promovida pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece), para tratar da definição de limite entre os municípios de Fortaleza e do Eusébio. O encontro terá também a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das prefeituras do Eusébio e da Capital.

Conforme explica o coordenador do Comitê, Luís Carlos Mourão, a reunião foi solicitada pela prefeitura do Eusébio, para dirimir dúvidas quanto ao limite entre os dois municípios na região da lagoa de Precabura um manancial com rico ecossistema, no qual se destacam as áreas de carnaúbas, de dunas e a grande variedade de espécies aquáticas. A lagoa é considerada o maior espelho de água da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A dúvida sobre o posicionamento do limite, de acordo com o coordenador, é suscitada pela condição do espelho de água da lagoa, que marca a divisão entre os municípios. “Quando a lagoa está cheia, o limite fica em uma posição, mas vai se modificando à medida em que a estiagem reduz a quantidade de água”, frisa. Uma das soluções apontadas seria que o definidor do limite passasse a ser uma estrutura física que não sofresse alterações, como a Avenida Maestro Lisboa, que margeia a lagoa.

Atendimento

Luís Carlos Mourão avisa que a partir da próxima semana, o Celditec passará a fazer atendimentos presenciais para o público uma vez por semana, às quintas-feiras, em horário pré-agendado. A decisão foi adotada após publicação de portaria  da Primeira Secretaria, restringindo a presença do público nas dependências da Alece, como medida preventiva contra a pandemia de Covid-19, em vigor até o dia 15 de fevereiro.

O agendamento do encontro poderá ser feito através de contato pelos telefones (85) 99872.4576 (Luís Carlos Mourão)  e (85) 99698.2714 (Luiz Farias). O interessado poderá também utilizar o e-mail  c.assuntosmunicipais@al.ce.gov.br para estabelecer contato com o Comitê.

Com informação/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here