Cidade de Ibicuí, uma das mais castigadas pelas enchentes na Bahia

As enchentes no sul da Bahia, ocasionadas pelas fortes chuvas dos últimos dias, têm causado enormes transtornos às populações de pelo menos 72 municípios, deixando um rastro de destruição, pelo menos 19 mil desabrigados e 18 mortes confirmadas pelo governo da Bahia.

As chuvas que atingem a região desde o início de dezembro têm causado caos no sul do estado. Às vésperas do Natal, os temporais voltaram na região, principalmente nas cidades de Ibicuí, Iguaí, Ibicaraí, Dario Meira, e mais ainda em Itabuna, que fez o governo Bolsonaro criar uma força-tarefa junto ao governo da Bahia, senadores, secretários estaduais e municipais para discutir ações de socorro.

Itabuna, cidade no sul da Bahia, foi um dos municípios mais atingidos pela forte chuva que atinge o estado desde novembro. No domingo (26), os moradores amanheceram com muitas ruas, casas e estabelecimentos alagados. Segundo a prefeitura do município, apenas no sábado (25), foi registrada uma chuva de 107 milímetros. Mais de 600 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas.

Neste domingo, os comerciantes tentaram salvar equipamentos e produtos que não foram danificados pela água. O rio Cachoeira atravessa alguns bairros da cidade, além do Centro.

Em Ibicuí, cidade cortada pelos rios Riacho de Areia e Rio Novo, com o transbordamento desses rios, houve alagamentos de ruas causando a destruição de residências e pontos comercias, trazendo mais transtornos para a população. Muitos moradores estavam com menos de vinte e quatro horas que tinham retornados para seus lares, vítimas de alagamentos ocorridos com as chuvas no início do mês de dezembro.

A prefeitura de Ibicuí, está dando todo apoio, já que a cidade havia sido afetada pelas chuvas que caíram no inicio do mês, de certa forma já estava preparada e de imediato colocou pessoal e veículos a disposição dos morados, dando total assistência, conduzindo-os para os abrigos localizados nos equipamentos da prefeitura.

Na vizinha cidade de Iguaí, o Rio Gongoji transbordou e atingiu com mais intensidade a parte comercial, onde alguns comerciantes tiveram perda total em seus estabelecimentos. A empresária Isa Nubia, proprietária de lojas na cidade, adiantou que, “Com as fortes chuvas que tem ocorrido nos últimos dias na região, faz mais de 25 anos que não via uma situação dessa aqui em Iguaí, eu sou da vizinha cidade de Ibicuí e moro aqui há mais de 33 anos”, falou.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a maior encehnte no estado há 32 anos e o fenômeno foi causado pela chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul, uma faixa de nuvens que se estende do sul da Amazônia até o mar. A boa notícia é que a previsão climática aponta que as chuvas vão diminuir nos próximos dias.

Além disso, a região sofre com o solo bastante encharcado já que, no fim de novembro, a área também registrou um volume enorme de chuvas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here