Será uma ação de conscientização e serviços, com foco na prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis

Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Saúde de Caucaia (SMS) realiza uma grande ação de conscientização, prevenção e promoção dos direitos das pessoas infectadas por doenças sexualmente transmissíveis. O Dia D do Dezembro Vermelho será realizado no CEJA, em frente ao Grêmio Municipal. De 08h às 12h, os caucaienses terão acesso a testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, aferição de pressão arterial, glicemia, confecção de cartão do SUS, massoterapia, oficina de auto cuidado, vacinação Tríplice viral, Duplo tetânica e Hepatite B.

Essa não foi a primeira ação realizada pela SMS neste mês. Nos dias 02, 08 e 13 de Dezembro, a equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE) realizou palestras na Escola Branca Carneiro de Mendonça e CAPs de Caucaia. O órgão é o responsável pelo tratamento e acompanhamento de pacientes com HIV/Aids. Localizado na Rua José da Rocha Sales, no Açude, o SAE conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e uma farmácia exclusiva.

“O SAE existe há 12 anos no município e desde então tem contribuído na prevenção ao HIV e combate à AIDS. Atualmente, cerca de 700 pessoas estão sendo acompanhadas pelo órgão, e aqui recebem todo o apoio de que necessitam”, revela Georgia Correia, Coordenadora do SAE Caucaia.

No mundo há 36,7 milhões de pessoas vivendo com o vírus HIV. Somente no Ceará são cerca de 30 mil pessoas. A boa notícia é que, em decorrência das medidas tomadas em relação ao diagnóstico, tratamento e controle da carga viral, a partir de 2005 as mortes caíram pela metade. Estima-se que 112 mil pessoas têm o vírus HIV e não sabem. Esse último dado demonstra a importância do diagnóstico sempre que passarem por situações de risco, como sexo sem proteção. O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

com informação ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here