A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Ceará por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará – Inesp

Nessa edição, sistematizamos os candidatos aprovados na 2ª fase do Vestibular 2021 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).  Na 1ª fase são aplicadas provas de física/português/inglês/matemática/química e, na 2ª fase: questões dissertativas de matemática/química /física/redação. Os candidatos habilitados nos exames de escolaridade passam para a 3ª fase eliminatória da inspeção de saúde – exame médico. O vestibular do ITA tem cota estabelecia pela Lei Nº 12.990/2014.

No Vestibular 2021 foram ofertadas o total de 150 vagas, sendo 31 para optantes da carreira militar e 119 para não optantes.  Para o total de 9.725 candidatos inscritos, a concorrência para a carreira militar foi 114,6 candidatos por vaga e 38,4 candidatos por vaga para não optantes.

As cinco unidades da federação com maior número de inscrições no Vestibular 2021: São Paulo com 3.303 inscritos, Rio de Janeiro com 1.137 inscritos, o Ceará com 1.075 inscritos, o Paraná com 726 inscritos e Minas Gerais com 545 inscritos.

As provas da 1ª e 2ª fase são aplicadas em 24 municípios de 18 estados. São Paulo tem aplicação de provas em Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo.  No Ceará a prova é aplicada em Fortaleza.

Na 2 ª fase do vestibular 2021, o primeiro colocado na vaga privativa (militar) foi o candidato ANDRÉ DIOGO FIRMINO DOS SANTOS (CE) com média 7,2633 e na vaga ordinária (civil) PEDRO PINHEIRO BORGES (CE) com a média 7,8066. Isso mesmo, o ITA tem dois primeiros lugares, ressaltando que as provas aplicadas são idênticas.

O curso de graduação tem duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros constituem o Curso Fundamental – comum a todos os alunos, e os três últimos, o Curso Profissional – específico a cada especialidade de engenharia:  Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Civil-Aeronáutica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

Com informação ASCOM/INESP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here