Mais de 36% dos eleitores da capital de Goiás não compareceram às urnas; já as menores taxas de abstenção nas capitais ficaram em Belém e Recife.

Goiânia (GO) é a cidade com a maior abstenção no segundo turno das eleições, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais de 356 mil eleitores não compareceram às urnas neste domingo (29) na capital de Goiás, o que representa 36,7% do eleitorado.

A capital com menor índice de abstenção foi Belém (PA), com uma taxa de 20,7%. Isso quer dizer que dos mais de 1 milhão de eleitores aptos a votar, apenas 209 mil deixaram de ir aos centros de votação. Em seguida está Recife (PE), com 21,2% de abstenção.

No geral, considerando todas as cidades que tiveram segundo turno, a média de abstenções ficou em cerca de 29%.

Quase empatam em segundo lugar no ranking de maiores abstenções, as cidades de Governador Valadares (MG) e Ribeirão Preto (SP), as duas com 35,6% dos seus eleitores ausentes – a diferença entre elas ficou em 0,01 ponto percentual, com vantagem para a cidade mineira.

O Rio de Janeiro foi a segunda capital a ter a maior abstenção entre os eleitores, com 35,4% deles ausentes. A capital fluminense tinha quase 4,8 milhões de eleitores aptos a votar, e cerca de 3,1 milhões foram às urnas neste domingo. Isso significa que mais de 1,7 milhão de eleitores não votaram.

Por outro lado, Vitória da Conquista (BA) foi a cidade com o menor índice de abstenção no segundo turno. Apenas 18,1% do eleitorado não compareceu às urnas. Caucaia (CE) em segundo com 18,6% dos ausentes e Feira de Santana (BA) vem logo a seguir com 18,8%.

Em razão da pandemia de Covid-19, analistas consideravam que a abstenção (percentual de eleitores que não compareceram para votar) seria elevada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here