Exercia uma grande liderança no movimento maranhense e nacional em defesa pela criação de município no Brasil

Criador de um movimento de caráter nacional, a União Brasileira em Defesa da criação dos Novos Municípios (UBDNMU), conseguiu a façanha de por várias vezes reunir um grande número de simpatizantes da luta para realizar grandes caminhadas. Recordo-me da grande caminhada que aconteceu no mês de abril de 2012, em Brasília. Naquela época lutávamos pela aprovação do PLP 98/2002.

Haveremos sempre de lembrar de sua figura percorrendo os gabinetes de parlamentares na Câmara e no Senado Federal ou onde fosse necessário. Fazia dessa luta um sacerdócio.

Emancipalistas de todo o Brasil se reuniu na Torre de Brasília. De lá partimos em uma caminhada pacífica e ordeira, até o Palácio do Planalto. Foi um acontecimento memorável. Algum tempo depois iríamos conseguir a aprovação do PLP na Câmara. Infelizmente não contávamos com o veto presidencial.

Em sua cruzada pela criação de municípios no Brasil percorreu todos os estados brasileiros envolvidos na luta. Houveram outras concentrações em Brasília, mas nenhuma delas chegou aos pés daquele encontro de abril de 2012.

Augusto César não conseguia ser unanimidade, porém, não existe emancipalista que deixe de reconhecer a sua capacidade de liderança. Nas concentrações realizadas em Brasília as comitivas do Estado do Maranhão sempre se destacavam. Tinha uma capacidade de mobilização muito grande.

“Sua capacidade de mobilização era tão grande, que quando criamos a Confederação das Federações Emancipacionistas e Anexionistas do Brasil – CONFEAB, chegamos a cogitar convidá-lo para fazer parte de nossa entidade nacional, para ocupar a diretoria de mobilização nacional. Porém, sua paixão pela UBDNMU nos fez recuar. Havia espaço para os dois grupos”, disse Antonio Pantoja, presidente da entidade.

Os emancipalistas perdem um árduo defensor de nossa luta pela criação de municípios no Brasil. Porém, ele deixou a certeza de que seu nome ficará intimamente ligado ao movimento pela criação de municípios no Brasil, como defende sua leal escudeira dona Antonia Senhorinha. Cada novo município brasileiro que for criado a partir dessa nossa luta, terá por obrigação homenagear nosso companheiro, homenagem essa que considero da mais absoluta justiça.

Informação Blog do Antonio Pantoja

3 COMENTÁRIOS

  1. A luta pela emancipação, por independência deve permanecer nos Distritos, que sempre sofreram com o abandono, a margens dos governos deste pais que só tem olhos para os grandes centros. Por isto estão inchados, sucumbindo debaixo das encostas, afogados com suas casas nos leitos dos riachos, suas meninas e meninos se prostituindo, a miséria tomando de conta e o recurso que falta no interior, nos DISTRITOS, deixando-os desertos, vazios, não são suficientes para conter a miséria que se alastram pelas periferias das grandes cidades, que concentra e centraliza os recursos deste pais, sem falar que é uma verdadeira fabrica de corruptos.
    EMANCIPAÇÃO É A SOLUÇÃO. DESDE QUE SEJA CRITERIOSA E COM MUITA RESPONSABILIDADE.
    AUGUSTO CESAR FEZ SUA PARTE. FAÇA VOCÊ E EU TAMBÉM A NOSSA.
    Mensagem da AMEMQUITAIUS – Associação Emancipalista de Quitaius – Município de Lavras da mangabeira / Ceará.

  2. Augusto Cesar Cerejo, o líder emancipacilista que faleceu no último dia 10/0, deixou marcas profundas na luta pela criação de municípios no Brasil. “Vocês vão pelo Norte e nós vamos pelo Sul e a gente se encontra no Centro (Brasília)”. Com essas palavras ele expressou sua opinião no I Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas”, realizado no mês de março/2015, no Distrito de Jurema, município de Caucaia, Estado do Ceará. Nesse encontro nasceu o Movimento Emancipa Brasil, um grupo que busca a organização da luta em caráter nacional. Augusto não se alinhou ao MEB.
    O Movimento Emancipa Brasil, apesar das divergências, rende sua homenagem ao Grande Lìder: DEscanse em Paz Augusto Cesar Cerejo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here