O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos

Amigos, como vocês sabem, essa é uma doença emergente e tem se mostrado invasiva e de uma gravidade surpreende independente dos grupos de riscos.

Também sabemos, que a ciência médica não conhece muito sobre este agente infeccioso. Por isso a contenção social é uma medida infalível e indiscutível. Mesmo QUE venha a produzir uma forte recessão econômica após debelado o avanço da doença.

O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto.

Não tem outra saída. Nada é pior do que a perca de vidas. Essa, não se restabelece jamais. A crise econômica, com união e esforços o Brasil vai se reerguer.

Vale ressaltar que o SUS apesar dos avanços e conquistas, não tem condições de enfrentar uma epidemia violenta e descontrolada como é essa provocada pelo Coronavírus

A saúde pública brasileira não têm leitos hospitalares disponíveis para atender todos os acometidos pela doença, também não há leitos de UTI desocupados, não existe profissionais de saúde suficientes, até porque, inevitavelmente muitos vão contrair o vírus, há carência de suprimentos, EPIs, é um problema nacional, enfim, não é pânico, é a dura realidade de um sistema de saúde que está estrangulado e padece de um subfinanciamento no crônico.

Nos mantemos firme na defesa do isolamento social e com isso postergando a epidemia ao tempo que nos preparamos para o que está por vir.

Moacir de Sousa Soares/Sec. Saúde de Caucaia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here