A ideia é construir um local com capacidade de abrigar 1.400 pessoas sentadas e deve custar aproximadamente R$ 26 milhões

A prefeita de Icó Laís Nunes e sua comitiva, formada pelo frei Juraci Barbosa – frade do Santuário do Senhor do Bonfim, a secretária de Relações Institucionais do município, Ana Glesse, e o ex-deputado estadual Neto Nunes, estão em Brasília, Distrito Federal, para buscar recursos para a construção do Horto do Senhor do Bonfim do Icó e da região do Vale do Salgado.

Desde a última terça-feira (22), eles visitam toda a bancada federal, entre deputados e senadores do Ceará no Congresso Nacional para apresentar o projeto grandioso, realizado por uma equipe de engenheiros e arquitetos renomados.

“É uma obra gigantesca, de grande representatividade para o Icó e a toda a região do Vale do Salgado. Vamos precisar do apoio de instituições que vão além da prefeitura e da igreja para a execução”, esclarece Laís Nunes.

O deputado federal Mauro Benevides, ao falar, afirmou que o pleito da comitiva de Icó é justo e que irá colaborar com o projeto, solicitando espaço para o Frei Juraci expor em reunião o projeto do Horto.

“Tendo esse espaço cedido, vou pedir o apoio para realizar o grande sonho de construir o Horto do Senhor do Bonfim do Icó e de todo o Vale do Salgado. É uma causa nobre porque a imagem do Senhor do Bonfim é a única do Estado do Ceará”, disse o frei em reunião com parlamentares.

Após a explanação do frei, o deputado Heitor Freire e o senador Cid Gomes exaltaram o projeto como forma de alavancar o turismo religioso.

Turismo Religioso

O Horto do Senhor do Bonfim irá erguer uma grande estátua com uma perfeita infraestrutura de abrigo, acolhimento, comércio, praças de alimentação e recolhimento para a realização dos ofícios religiosos por todo o ano, ao invés de confinar os eventos apenas nos dias dedicados ao Santo no período festivo, como nos meses de dezembro e janeiro.

“Foi pensando no resguardo e na atividade religiosa, hoje a caminho de um grande centro turístico, que a prefeita Laís Nunes formou essa comitiva para irmos à prática de verdade, alargando os horizontes da cidade icoense, de toda a região do Vale do Salgado e do Ceará, pondo no colo da religiosidade o sonho de um projeto para abrigar o Senhor do Bonfim e seus milhões de seguidores: o Horto do Senhor do Bonfim”, esclarece a secretária Ana Glesse.

O turismo religioso, o desenvolvimento educacional, o progresso material de estradas e a construção de equipamentos diversos são apenas alguns dos saldos positivos do Projeto do Horto do Senhor do Bonfim, no entorno de Icó, que nos seus mais de três séculos de existência dará um salto de qualidade na vida regional.

Para a bancada federal, a prefeita Laís Nunes mostrou o projeto e pediu apoio, como verbas e emendas parlamentares. Pediu interferência também junto aos ministérios do Turismo e da Infraestrutura, com o objetivo de sua viabilização.

“Estou orgulhoso da prefeita Laís Nunes, do Frei Juraci e de todos aqueles que abraçaram esse projeto de amor e de fé. Não somente Icó, mas toda a região do Vale do Salgado e o Ceará serão os beneficiados com a construção do Horto do Senhor do Bonfim. Brasília é um centro de muito poder e esse projeto sem apoio federal, seria de difícil implantação. Laís conhece todos os deputados e senadores, ajudou muito a abrir esse canal de entendimento. Toda a bancada federal foi muito simpática para com o projeto do Horto. Estamos muito felizes; tudo está dando certo”, falou Neto Nunes, líder político estadual.

A definição final dos valores que serão destinados para as demandas apresentadas pela comitiva será discutida pela bancada federal e também através de emenda individual que cada parlamentar tem direito no Orçamento da República em Brasília.

“Estou certa, com o amor que guardo em meu coração, que a construção do Horto do Senhor do Bonfim do Icó e do Vale do Salgado, vai fazer crescer pela fé toda a região, melhorando também a qualidade de vida socioeconômica de todos os munícipes, com grande geração de trabalho e renda através do turismo religioso”.

Laís Nunes.

Festa do Senhor do Bonfim

A festa religiosa do Senhor do Bonfim, que ocorre no município de Icó no mês de dezembro de cada ano é uma das mais antigas do Ceará, celebrada há 268 anos. Todo ano, reúne mais de 100 mil fiéis e é considerada uma das maiores romarias do nordeste.

Informações ASCOM/GAB PREFEITA LAÍS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here