Artigo: Moacir de Sousa Soares. 

O brasileirão da série “A” está na sua 64ª edição. É a principal divisão do futebol brasileiro e, cada vez mais sortida de times super qualificados. Razão de uma competição bem equilibrada do começo ao fim. Tornou-se uma disputa de igual para igual. Por isso que os “placares” são tão magros e raras são as goleadas.

Entrar e permanecer no clube da elite do futebol, é preciso ser grande, é preciso mostrar força, é preciso formar uma equipe bem postada, é preciso jogar com muita técnica e excelsa tática. Se não, é rebaixado no primeiro ano do campeonato.

São 20 equipes que compõem a prestigiada série A. Porém, se olharmos para geografia, o Brasil de cima domina numericamente com 16 clubes, contra apenas quatros da região Nordeste. Sendo que desses quatros, dois são cearenses. Denota que o nosso estado possui a metade da representação nordestina na competição.

O vozão, está bem familiarizado com a elite do futebol, parece conhecer os caminhos e veredas dessa competição. Pois, debuta pelo terceiro ano consecutivo na série A do campeonato. Por isso se impõe em campo com seu esquema tático diante dos grandes, e, é respeitado como grande.

No último jogo enquadrou sem medo o líder do campeonato e aplicou-lhe o placar de 2X0. O time do Palmeiras viu ruir sua invencibilidade de jogos sem derrota. Saiu do castelão com o rabo entre as pernas. Pois, foi o alvinegro que ditou o ritmo da partida, impôs volume ofensivo e meteu medo no alviverde que ficou sem espaço e sem forças para reagir.

Quanto ao time do Fortaleza, entrou no grupo da elite em 2019 depois do jejum de 13 anos. Nesse interlúdio amargou sete anos de desventura nos degraus de baixo do futebol, digo, na série C. No entanto, a partir de 2017 se revigora de forma galopante. Ascende a série B e no ano seguinte 2018 sobre para série A.

Podemos dizer que chega bem encorpado no grupo seleto do futebol brasileiro. O que aquilata a respeitabilidade do tricolor, é a coleção de títulos que ganhou nos últimos anos sobre o comando do técnico Rogério Ceni. Ganhou tudo que disputou: Foi campeão da série B no ano no seu centenário e com duas rodadas de antecedência. Foi campeão da copa do nordeste, entre vários outros títulos abiscoitados pelo clube do tricolor.

Vale ressaltar que a equipe do leão, tem se apresentado muito ofensiva em todas as partidas. Joga aberto e bem armado, nada de chutão pra frente e na base da troca de passes, sem retranca, joga no ataque, faz bem a troca de passes, busca o domínio de bola, propõe o jogo, tem boa triangulação, enfim, é uma equipe equilibrada e qualificada. E quando joga em casa seus adversários borram as calças. Quando perdeu, sofreu gol no final e jogo. É uma demonstração que chegou a série A e lá quer permanecer e, sobretudo, bem situado na tabela.

Pela aritmética, os dois times cearenses têm chances reais de se manterem na série A. Em onze partidas já amealharam 14 pontos cada. Nessa proporção, dá para somar com folga os “quarenta e cinco” pontos que garantem a permanência de ambos.

Estão fazendo o dever casa nessa retomada do campeonato, ou seja, ganhando quando jogam em casa e garimpando pelo menos um ponto quando jogam fora. Assim sendo, se reposicionam na tabela a cada jogo. Aliás não pode mais desperdiçar chances, notadamente, quando jogar em casa.

Bola pra frente porque o Ceará é o Nordeste nesse campeonato. Afinal com os cearenses não há quem possa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here