No âmbito do setor público, entre outros benefícios, o sistema BIM contribui para o aumento da transparência nas compras públicas

A Frente Parlamentar em Defesa da Utilização, por Órgãos Governamentais, da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção, entregará, no dia 7 de novembro, o 1º Prêmio Bim da Administração Pública.

A Modelagem da Informação da Construção (BIM – Building Information Modeling) é um método de planejamento integrado que abrange todo o ciclo de vida de uma edificação. A modelagem oferece suporte a projetos ao longo de todas suas fases, oferecendo uma análise precisa dos processos e possibilitando mais proficiência na gestão dos recursos financeiros.

De acordo com o coordenador da frente parlamentar, deputado Julio Lopes (PP-RJ), a premiação tem por objetivo disseminar conhecimento sobre a metodologia. “O BIM melhora a gestão, incrementando a produtividade e a qualidade das obras e, particularmente, no âmbito do setor público, contribui para o aumento da transparência nas compras públicas.”

Lopes destaca que a metodologia já é utilizada nas obras do Exército Brasileiro. “O BIM traz uma economicidade de até 30% no valor total da obra. O Exército já usa e atesta que passou a ter mais economia e eficiência no acompanhamento das obras. Precisamos implementar em todas as obras públicas brasileiras a exemplo do que já fez o Reino Unido e outros países da Europa”.

Categorias

O Prêmio BIM possui três categorias. Contratante: para órgãos da administração pública que tenham contratado a elaboração de projetos, a execução ou ainda o gerenciamento de obras de edificações ou de infraestrutura em BIM, executadas no território nacional, com comprovados ganhos de produtividade, qualidade, redução de custos, entre outros eventuais benefícios. Projetista: destinada a empresas projetistas contratadas pela administração pública. Educacional: para universidades, centros universitários e instituições de ensino técnico, públicos e privados, que tenham implantado disciplinas focadas na temática BIM.

CATEGORIA CONTRATANTE

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES)

CATEGORIA PROJETISTA

MD Brasil Arquitetos

2º Batalhão Ferroviário (Exército Brasileiro)

Comissão Regional de Obras 5 (Exército Brasileiro)

CATEGORIA EDUCACIONAL

Escola Senai “Orlando Laviero Ferraiuolo”

Universidade Federal de Viçosa

Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

Frente parlamentar

A frente parlamentar, criada em 2015, tem por objetivos estimular os órgãos da administração pública a adotarem o método na contração de obras de edificações e de infraestrutura; incentivar a adoção do BIM nas empresas projetistas contratadas pela administração pública; disseminar as melhores práticas de uso de BIM na construção civil aos órgãos da administração pública; fomentar o ensino e a pesquisa sobre BIM nas universidades e nas instituições de ensino técnico; além de promover iniciativas de sucesso no uso de BIM, divulgando seus resultados no âmbito da administração pública.

HORA E LOCAL

A solenidade de premiação ocorrerá às 17 horas, no Salão nobre da Câmara dos Deputados.

Com informação Agência Câmara Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here