Patriarca da família enviou carta a Moro, na quarta (13), anexada a inquérito que investiga se Lula recebeu propina por meio de reformas no imóvel

patriarca da Odebrecht, Emílio Odebrecht, enviou carta ao juiz Sérgio Moro, na última quarta-feira (13), afirmando que as tratativas sobre as reformas no sítio de Atibaia, atribuído ao ex-presidente Lula pelo Ministério Público Federal (MPF), são de responsabilidade dele, e não do filho Marcelo Odebrecht (confira a íntegra do documento acima).

De acordo com Emílio, Marcelo nem teria conhecimento sobre o assunto. Conforme destaca o jornal O Globo, o conteúdo do documento contrasta com o depoimento dado pelo patriarca, há um ano, quando não fez questão de poupar o primogênito.

“As mencionadas benfeitorias no sítio foram realizadas com minha autorização, sem qualquer participação de Marcelo. Após receber, via Alexandrino Alencar (ex-executivo da empreiteira), o pedido a ele realizado por Marisa Letícia, autorizei e determinei a execução das referidas obras com os recursos humanos e financeiros advindos da CNO (Construtora Norberto Odebrecht) em São Paulo e, para tanto, não consultei previamente qualquer outro executivo da Odebrecht, nem mesmo avisei Marcelo sobre o pedido”, diz parte do texto.

A carta foi anexada ao inquérito sobre o sítio de Atibaia. O ex-presidente é réu no processo, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na denúncia, o MPF acusa o petista de estruturar, orientar e comandar esquema ilícito de pagamento de propina em benefício de partidos, políticos e funcionários públicos.

A força-tarefa da Lava Jato sustenta ainda que Lula, quando era presidente, nomeou diretores da Petrobras para praticar crimes em benefício das empreiteiras Odebrecht e OAS. Em troca, recebeu propina das construtoras, de forma disfarçada, por meio de obras feitas no sítio. O petista nega as acusações.

Pai e filho chegaram a romper relação durante as tratativas de colaboração premiada da empresa. Marcelo teria se sentido injustiçado com o acordo. Eles, no entanto, ainda conforme O Globo, têm feito movimentos de reaproximação. Em abril, divulgaram um comunicado conjunto em que prometiam preservar a empresa.

Com informações: Notícias ao Minuto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here