Também será agregada uma área de convivência

Iniciada na tarde de ontem, terça-feira, 05 de dezembro, à obra para a implantação das salas de cinema no município do Crato. O equipamento cultural é um projeto do Governo do Estado com a contrapartida da Prefeitura Municipal. Serão duas salas, uma com 210 e outra com 105 lugares, ambientadas em instalações modernas e climatizadas.

O local definido para a construção das salas foi a antiga estação ferroviária, onde hoje é o Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. As salas onde será exibida a 7ª. Arte ficarão próximas ao Restaurante Popular.

De acordo com o Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, a localização atende às exigências estabelecidas pelo Ministério da Cultura: proximidade a centros culturais; áreas de periferia; praças; hotéis; restaurantes; pontos de transporte coletivo e de fácil acesso.
O projeto referente às salas de cinema resulta da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Agência Nacional de Cinema (Ancine) e Programa Cinema Perto de Você, do Ministério da Cultura.

Temporada Norte Nordeste do Programa Decola

Por conta da sua diversidade cultural, o município do Crato foi escolhido para ser palco da gravação de alguns episódios do Programa Decola, da TV Brasil. Com o título “O Brasil que o Brasil não viu”, o Decola, temporada Norte Nordeste, é uma série documental com 20 episódios, cada um de 26 minutos, sobre as relações entre território e identidade nessas regiões.

No Crato, as gravações irão mostrar a rica cultura composta por pastoris, violeiros, bandas cabaçais, grupos de pífanos, além de mestres populares em cordel e xilogravuras. Também será feita uma visita à Chapada do Araripe que a equipe in loco possa compreender o codinome “Oásis do Sertão”, que revela a essência desse território permeado de belezas naturais e manifestações culturais.

A equipe do Programa Decola estará na região entre os dias 11 e 19 de dezembro.

Asco/Crato

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here