No próximo dia 15 de outubro de 2017, Caucaia comemora 258 anos. Mas as festividades começam uma semana antes com uma programação repleta de atividades

Em uma solenidade de abertura realizada na manhã desta segunda-feira, moradores, estudantes e autoridades políticas, como vereadores, secretários, ex-deputados deram início as ações com uma ordem de serviço assinada no ato pelo prefeito Naomi Amorim, para a implantação e restauração de quadras poliesportivas nas escolas municipais de Caucaia.

A primeira dama, Erica Amorim, se emocionou ao falar dos resultados positivos nos primeiros 10 meses do ano. A vice-prefeita Lívia Arruada, também agradeceu a todos os presentes e reforçou mais uma vez, o trabalho árduo que a gestão de Naomi Amorim vem exercendo em Caucaia.  Naomi expressou grande alegria ao falar dos acontecimentos que vem trazendo bons aos caucaienses, como a melhoria na saúde e na educação e ressaltou que “ainda a mais para ser feito”.

O auge da semana será a tão sonhada UPA da Jurema que levará o nome do vereador falecido mês passado, Eduardo Pessoa. A inauguração do Pronto Atendimento, está prevista para o sábado (14) as 18 horas, no Parque Potira, em Caucaia.

Historia

Caucaia tem nome de origem indígena que quer dizer mato queimado”, “vinho queimado ou, simplesmente, queimado. Caucaia, como Aldeia, ficou na dependência da Vila de Fortaleza e só depois, com a determinação do Marquês de Pombal, que extinguiu todas as Aldeias administradas pelos Jesuítas no Brasil, transformando-as em Vilas e Vigariatos, a Aldeia de Caucaia foi transformada em Vila, juntamente com mais cinco aldeias existentes na Capitania do Ceará.

A Aldeia de Caucaia recebeu o nome de Vila Nova Real de Soure por determinação da corte portuguesa, e no dia 15 de outubro de 1759 foi realmente oficializada. A câmara Municipal se reuniu pela primeira vez, posteriormente, a 17 de outubro do mesmo ano. Recebeu esta denominação, de Vila de Soure, por causa de uma freguesia do Bispado de Coimbra, Portugal, pois as regiões político-administrativas conservavam o sistema das antigas freguesias, que tinham autonomia religiosa e política.

Vila Nova de Soure, posteriormente Soure, após a independência do Brasil, e finalmente Caucaia, sua última e definitiva denominação.

Atrativo histórico e cultural, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecida como Igreja Matriz de Caucaia, fundada no século XIX, possui um patamar com 2 degraus separando-a da Praça. À frente do patamar há um cruzeiro, homenagem do povo de Soure à fé cristã. A fachada constitui-se de uma grande torre e das laterais, somando um total de cinco, mas registra-se a presença de 4 sinos. Uma cruz de malta ao alto. Nossa Senhora dos Prazeres é considerada historicamente a padroeira de Caucaia.

Com a criação da Região Metropolitana de Fortaleza, Caucaia expandiu-se como centro habitacional e industrial. Com 362.223 habitantes e uma área de 1.227,895 km², Caucaia é o segundo maior colégio eleitoral do Ceará e a sua posição geográfica e assim a tornando um ponto estratégico para receber investimentos de diversas naturezas.

Camila Pinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here