A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é duplicar este número com a contratação de uma clínica, na Jurema, que também vai oferecer a mamografia

Em outubro, Caucaia vai receber um importante reforço na oferta de consultas e exames especializados da rede credenciada. Publicada no Diário Oficial do Município do último dia 13/9, a novidade contempla em especial os moradores da Grande Jurema que necessitam de exames laboratoriais e de imagem e assistência nas áreas de Fonoaudiologia e Fisioterapia.

O destaque fica por conta da oferta de mamografias. Até então, o município só contava com um ponto para mulheres fazerem o exame de detecção do câncer de mama. A Policlínica Regional vinha realizando cerca de 140 procedimentos mensalmente.

“Queremos ressaltar que nosso objetivo é fazer o rastreamento precoce do câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. A partir de primeiro de outubro, Caucaia vai oferecer uma melhor assistência a quem precisa de fisioterapia. Teremos três clínicas à disposição: duas na sede e uma contemplando a população da Jurema”, comenta Adail. destaca o titular da Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, Adail Afrânio Marcelino.

A densitometria óssea, que identifica a osteoporose em estágio inicial, também está na lista das novidades. Caucaia não realizava o exame e agora a previsão é de atender a cerca de 60 pessoas por mês.

Um novo ponto de coleta e realização de exames laboratoriais na Jurema também foi credenciado para as demandas de consultas especializadas. Ele se soma aos outros 13 pontos implantados em junho e vai facilitar a vida de quem precisa, por exemplo, realizar um hemograma. Também será possível realizar no bairro audiometrias, avaliações da audição geralmente solicitadas por profissionais da Fonoaudiologia.

No que diz respeito à Fisioterapia, o município contava com apenas uma clínica credenciada, na Sede. A SMS manteve o convênio e assinou mais dois para atender a pacientes que necessitam de acompanhamento.

Além de apresentar os novos serviços credenciados, a publicação no Diário Oficial também lançou chamamento público para credenciamento que visa ampliar consultas, exames e cirurgias em Oftalmologia. A projeção é de que, em breve, será possível promover um mutirão para zerar a fila de espera pelo tratamento cirúrgico da catarata. Em agosto, a SMS já havia anunciado a retomada das cirurgias, que antes estavam paradas e agora são cerca de 80 por mês.

Por meio de recursos federais, eram investidos R$ 18 mil por mês no contrato. Serão agora R$ 50 mil, com a diferença paga com recursos do próprio município.

Todos os valores pagos pela Prefeitura na contratação dos serviços são baseados na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso a qualquer um desses serviços mencionados, o paciente precisa primeiro passar por uma avaliação na Atenção Primária (posto de saúde).

Caso o médico avalie a necessidade de uma consulta especializada, faz o encaminhamento e o atendimento é agendado pela Central de Regulação do Município.

Com informações: Ascom/Caucaia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here