Além da DHPP e do Raio, o secretário defendeu a implementação de um programa de videomonitoramento nas ruas de Caucaia e o uso de fotossensores para identificar veículos roubados

A secretária municipal de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, participou nesta terça-feira (5/9) da reunião mensal dos representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) de Caucaia. O encontro aconteceu no auditório da Faculdade Terra Nordeste (Fatene) e contou com a presença do titular da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, que anunciou a criação de uma Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na cidade.

“Todo reforço é importante porque nosso município tem sofrido com a violência. Mas também é preciso alinhar as ações da Secretaria da Segurança com os projetos da Prefeitura. Porque nós trabalhamos a prevenção, melhorando a educação, a cultura e o esporte, por exemplo, e a SSPDS atua na repressão, no combate direto ao crime. Sem esse alinhamento, tudo fica mais difícil. Por isso que fazemos questão de participar desse encontro”, afirmou Erika Amorim.

Conforme o secretário André Costa, a expectativa é de a unidade especializada funcionar em Caucaia inicialmente no Batalhão de Policiamento. Isso acontecerá tão logo a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) conclua estudo para o ingresso de policiais civis nos quadros da SSPDS. Esse levantamento está em curso. A posteriori, a DHPP terá sede própria.

Enquanto isso, Prefeitura e Governo unem forças com a chegada de 15 viaturas policiais a Caucaia no começo de julho e com a atuação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas, o BPRaio, até o fim de setembro.

Serão 113 policiais de elite atuando em 44 motos e duas viaturas. A sede do BPRaio ficará no Araturi, em terreno cedido pela Prefeitura ao Estado exclusivamente para este fim. afirmou André Costa, que recebeu o certificado de “Amigo da Defesa Civil” em decorrência da passagem do aniversário de 19 anos da instituição no Município. A data foi celebrada no último dia 28 de agosto.

 

 

“Eu sei que Caucaia tem muitos problemas de segurança. Mas tenham certeza de que estamos preocupados e empenhados em melhorar as coisas por aqui. Segurança não é desejo. É necessidade”.

André Costa

Ele também destacou a importância da participação popular na execução da política de segurança pública. “A gente tem que construir essa política com vocês (representantes dos CCDS). Nosso papel é ouvir, debater e só depois tomar decisões. A Polícia isolada, sem vocês, não vai resolver o problema. Mas com o apoio de vocês eu tenho certeza de que vamos vencer”, afirmou André Costa.

Com informações: Ascom/Caucaia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here