A preservação ambiental é uma preocupação crescente por parte das pessoas, organizações e governo e é feita para beneficiar o homem e a natureza

A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), através do Programa de Educação Hidroambiental, realiza na manhã deste sábado, dia 29 uma ação na Comunidade Vila Nova no bairro Grangeiro.

Segundo o presidente da SAAEC Yarley Brito terá um momento de acolhimento onde será oferecido um café da manhã e em seguida uma caminhada pelos Riachos afluentes do Rio Grangeiro lançando Bombas de Semente. Participarão também pessoas da Comunidades Santa Terezinha. A concentração será na Capelinha da Vila Nova as 8h

De acordo com a Consultora do Núcleo de Educação Hidroambiental da SAAEC Cristina Diogo cada pessoa levará uma porção e lança manualmente nas áreas degradadas da beira do Rio que passa perto da comunidade. “Foi uma escolha da própria comunidade que participou no último dia 18, de uma oficina de Bombas de Sementes. Esse momento irá proporcionar um encontro intergeracional, ou seja, um valoroso diálogo de gerações acerca da importância da preservação do nosso meio ambiente” explica.

As bombas são feitas com argila, composto orgânico e sementes. A técnica é usada por empresas, ONGs e projetos de reflorestamento em várias partes do mundo.

O Núcleo de Educação Hidroambiental da SAAEC tem desenvolvido um trabalho primoroso em levar oficinas de produção de bombas de sementes para comunidades e escolas. No último dia 22 de março, foram lançadas 10 mil bombas de sementes no sopé da Serra do Araripe, na região do Cariri.

Secretária de Educação

A Secretaria de Educação do Crato Otonite Cortez está participando do o 16º Fórum Estadual da Undime Ceará, em Fortaleza nos dias 26, 27 e 28 de abril é destinado aos dirigentes municipais de educação, técnicos das secretarias de educação e educadores em geral. A programação aborda temáticas como: Base Nacional Comum Curricular, Piso Salarial do Magistério, financiamento da educação, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Planos de Cargos e Carreiras, programas e projetos federais e a plataforma Conviva Educação.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos que tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Secretarias de Meio Ambiente e Cultura

Em reunião realizada na última quarta-feira, 26, na Sede da Secretaria de Meio Ambiente com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Junior, a secretária adjunta de Cultura, Cléa Feitosa, o presidente da CDL, José Alves Lobo, e o analista de projetos e negócios do Sebrae, Edio Callou foram discutidos assuntos como turismo e melhorias para o desenvolvimento territorial do Crato.

A parceria entre as instituições visa delinear ações que intensifiquem as melhorias em diversas áreas como, iluminação do centro do Crato, segurança pública, mobilidade urbana, recuperação de fachadas históricas e revitalização no Balneário da Nascente.

Na ocasião um comitê gestor para os projetos ficou encarregado de dar continuidade ao diálogo e uma nova reunião entre as instituições foi agendada para o próximo dia 03 de maio, no SEBRAE.

Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social

A secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Águeda Duarte, a convite do Poder Legislativo do Crato, participou na última terça-feira, 25, da sessão na casa legislativa. Na oportunidade a secretária falou sobre recursos municipais, estaduais e federais, construção e reforma dos Centros de Referência em Assistência Social CRAS, reforma da Casa de Acolhimento, nova sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), contratação de servidores, critérios para concessão de benefícios eventuais, sócio assistencial do Minha Casa Minha Vida, importância do conselho tutelar e CREAS, CadÚnico Programa Bolsa Família, dentre outros de muita importância que compõe a rede socioassistencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here