Sob a orientação de médicos preceptores, os residentes já começam a se adaptar à realidade de cada Unidade Básica de Saúde

Na tarde desta quinta-feira (6/4), uma solenidade marcou a chegada da primeira turma do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade em Caucaia. Os dez médicos residentes foram acolhidos pelo prefeito Naumi Amorim, pela secretária de Governo, Erika Amorim, e pelo secretário municipal de Saúde, Moacir Soares.

“Podem ter certeza de que a contribuição de vocês será muito grande e a população vai sentir a diferença no atendimento”, disse o prefeito, dirigindo-se, em agradecimento, aos profissionais. Erika Amorim também reforçou a importância deste momento para a Atenção Primária à Saúde no município. “Cada passo será dado para que tenhamos uma atenção básica funcionando melhor e o nosso empenho é para que isso aconteça”, declarou a titular da Secretaria de Governo.

Por meio de convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Escola de Saúde Pública do Estado (ESP) e a Secretaria de Saúde de Fortaleza, Caucaia é, pela primeira vez, campo de formação para médicos residentes. Os dez profissionais já estão em atendimento em quatro Unidades Básicas de Saúde desde a última segunda-feira (3/4). Foram contemplados os postos Antônio Jander Machado, Francisco Paulo Pontes, Joaquim Braga e Pedro Gabriel de Oliveira, localizados nos bairros Araturi, Planalto Caucaia e Parque Leblon. De acordo com o secretário de Saúde, os residentes “receberão apoio incondicional da gestão.”

Para Roberta Menezes, a expectativa para a jornada que se inicia é muito boa. “A gente veio pra contribuir com a melhoria da Saúde em Caucaia,” declarou a médica, entusiasmada. Destinada ao posto do Planalto Caucaia, ela ressalta a complexidade da área: “É importante que todos tenham conhecimento de que a Medicina de Família não é só atender o paciente. É muito mais do que isso. É entender a toda a realidade dele.”

Assessecom/Caucaia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here