Os representantes dos municípios puderam sanar dúvidas sobre legislações, programas e ações da SECULT

Entre os dias 21 e 22 o secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, esteve em Fortaleza para participar do I Encontro do Sistema Estadual de Cultura. Com o intuito de apresentar e discutir as políticas estaduais de cultura e aproximar gestores e ideias, o evento reuniu mais de 300 participantes representando 122 municípios cearenses.

No Teatro Carlos Câmara, o primeiro dia, terça-feira, 21, contou em sua programação mesa de debates sobre a construção do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura, apresentação da equipe e dos principais programas, projetos e ações da Secult Ceará, realizada pelo secretário estadual de Cultura, Fabiano Piúba, debates e explanações sobre os Sistemas Municipais de Cultura e por fim, apresentação do Mapa Cultural do Ceará, ferramenta colaborativa que tem como objetivo instruir e integrar as gestões municipais de cultura.

O segundo dia de evento, quarta-feira, 22, aconteceu no Theatro José de Alencar e na sede da SECULT do estado. Uma das atividades realizadas foi o Encontro do Sistema Estadual de Teatros (SET). Além disso, os 122 gestores representantes dos municípios puderam sanar dúvidas sobre legislações, programas e ações da SECULT.

O secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, agendou para o município uma visita a ser realizada pela equipe técnica da SECULT Ceará. No próximo dia 10 de abril, a equipe responsável pelo setor de Patrimônio Histórico visitará o Largo da RFFSA, o Museu Histórico do Crato, o antigo Cine Moderno e alguns bens tombados do município. O intuito da visita é ampliar o diálogo qua
nto ao tombamento de alguns prédios históricos, além da articulação de ações conjuntas visando promover a preservação do patrimônio histórico.

Na ocasião, o secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, prestou homenagem à arqueóloga e co-fundadora da Fundação Casa Grande/Memorial do Homem Kariri, Rosiane Limaverde, falecida na última segunda.

Ascom/Crato

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here