A Vila da Música é um projeto do Governo do Estado do Ceará, através da secretaria das Cidades e da secretaria de Cultura, apoiado pela Prefeitura Municipal do Crato

Foi inaugurada no último sábado, 11 de março, a Vila da Música, um equipamento cultural que funcionará junto a Sociedade Lírica do Belmonte a SOLIBEL. A Solenidade de Inauguração contou com a presença do Governador Camilo Santana, Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, Prefeito de Juazeiro do Norte Arnon Bezerra entre outras autoridades, e uma grande representação da comunidade do Belmonte.

Na ocasião foi feito o descerramento da placa ao som dos tradicionais Irmãos Aniceto e em seguida a benção ordenada pelo Padre José Vicente, representando o Bispo Dom Gilberto Pastana. Foram realizadas apresentações musicais pelos alunos da Escola de Educação Artística Heitor Villa Lobos da Solibel, com regência do maestro Antônio Felipe e a emocionante participação do Monsenhor Ágio, que com seus 99 anos continua mostrando a mistura de força e doçura que lhe são peculiares desde quando decidiu fundar uma escola de música no Belmonte para ensinar essa arte aos filhos de agricultores.

Dando continuidade a solenidade o prefeito Zé Ailton Brasil enalteceu o trabalho do Monsenhor Ágio, agradeceu ao governador Camilo Santana pelo estimulo ao crescimento da cultura cratense, com a construção desse relevante projeto, o Presidente da Solibel Dr. José Vanderlei Landim ressaltou a grandiosidade do momento e o sublime trabalho desenvolvido pelo Monsenhor.

O Secretário das Cidades Jesualdo Farias, enfatizou o desenvolvimento da região no contexto da educação e cultura, o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Píuba parafraseou o poeta Ferreira Gullar dizendo “A arte existe porque a vida não basta”, celebrando, pois a concretização de um equipamento de alto nível para a arte musical cratense.

O Governador Camilo Santana, falou que esse era um dos momentos mais emocionantes de sua trajetória “Acredito que o único caminho onde podemos construir um futuro melhor é a educação. A Vila da Música está aqui para auxiliar nessa edificação” Salientando que que serão investidos 500 mil reais anuais para a escola.

O prédio da Vila da Música tem 3.300 m², possui estúdio, auditório, salas de aula, biblioteca, setor administrativo, refeitório, estacionamento, cozinha, quadra poliesportiva, oficina luthieria, despensa, vestiários, laboratório de informática, pátio e banheiros.

A obra está orçada em R$ 3.179.731,52 e foi financiada pelo Banco Mundial (BIRD). Ao todo, foram adquiridos 312 instrumentos musicais, entre clarinetes, piano, violoncelos, flautas, contrabaixos, violinos e outros. Inicialmente, a escola de formação musical atenderá 180 alunos de todas as idades.

Cariri Moto Fest

O Governador do Estado Camilo Santana e Prefeito Zé Ailton Brasil e foram homenageados no evento Cariri Moto Fest.

O evento aconteceu neste fim de semana 10,11 e 12 de Março no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti e tem como organizadores: Cangaceiros Moto Clube, Coyotes Moto Clube, Aventureiros Moto Grupo, Kariris Moto Clube, Bodes do Asfalto, Carnivoros Moto Clube, Lobos Kariri, Divas no Asfalto, Amazonas do Asfalto e Tribo Kariri.

Ascom/Crato

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here