O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já começam a demonstrar sinais nos primeiros meses de vida: elas não mantêm contato visual efetivo e não olham quando você chama. A partir dos 12 meses, por exemplo, elas também não apontam com o dedinho.

O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade.

Atento as questões de interesse dos autistas o Vereador Marcio Martins (PR) apresentou Projeto de Lei pautando diretrizes e especificações no sentido de apontar o atendimento prioritário nas unidades de saúde para autistas. A ementa da peça legislativa, diz:

PLO 61 de 2017 16/02/2017, dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as placas de atendimento prioritário incluir o símbolo mundial do transtorno do espectro autista.
Vale ressaltar que com a disponibilização deste informativo em placas, os pais ou responsáveis, terão amparo legal para cobrar atendimento prioritário.A matéria foi lida em plenário e segue para analise das comissões que compõe a CMFOR, devendo ser votado em plenário ainda esse semestre.

Fonte: Fabio Tajra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here