O IBGE prepara atualmente as contas ambientais para saber o exato tamanho dos nossos recursos naturais e seu consumo, em mais um passo para conhecer melhor o Brasil


O IBGE completou 80 anos em 2016, exibindo selo de qualidade na produção estatística que tem pouca equivalência na América Latina. Além da efeméride, que já o credenciaria a ganhar o prêmio Faz Diferença, técnicos do instituto assumiram as duas principais instituições internacionais de estatística: a Comissão de Estatísticas das Nações Unidas, coordenada pela ex-presidente do IBGE Wasmália Bivar, e o Instituto Internacional de Estatística, comandado por Pedro Luís do Nascimento Silva.

O economista Paulo Rabello de Castro, que assumiu a presidência do instituto em junho do ano passado, lembrou do patrono do IBGE, Teixeira de Freitas, morto em 1956:

Onde ele estiver, estará jubiloso pelo significativo reconhecimento contido no prêmio Faz Diferença. Não só é o Oscar da eficiência reconhecida. É também a certificação da relevância e da integração de um trabalho coletivo em favor dos brasileiros. O IBGE é nacional, é equipe, é Brasil. Essa premiação deve ser dada à sociedade brasileira, que presta as informações, e aos “ibgeanos”, que coletam essas informações com uma dedicação ímpar.

O IBGE redescobre o Brasil a cada tabela exposta, a cada dado divulgado para a sociedade, que, assim, tem nas mãos uma arma para tornar o país um lugar melhor para se viver: a informação. No ano passado, o instituto completou a integração das pesquisas domiciliares, dando mais abrangência e rapidez aos resultados.

— O IBGE faz o Brasil conhecer a si mesmo. A partir das informações estatísticas e geográficas que o IBGE produz, não só os especialistas, mas todos os brasileiros tomam conhecimento de como o país é de fato, com suas grandezas e suas mazelas. E, assim, podem agir para manter as grandezas e extirpar as mazelas — afirmou o imortal Edmar Bacha, que presidiu o instituto no início do processo de democratização, em meados dos anos 1980.

Esse gigantesco banco de dados é fonte de qualquer pesquisador que se atreva a entender a sociedade brasileira. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que orienta o sistema de metas de inflação do governo, é produzido pelo IBGE. O tamanho da nossa economia também é calculado pelo instituto. A situação de educação das famílias, de como são as casas brasileiras, a migração, a escandalosa desigualdade do país é retratada nas tabelas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), para citar apenas alguns levantamentos do IBGE.

Wasmália afirma que o trabalho do IBGE facilita o exercício da cidadania:

— Suas informações econômicas, sociais, territoriais e ambientais têm permitido definir ações baseadas em evidências empíricas e ampliar o exercício da cidadania. Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado por sua equipe e mais um estímulo para a valorização de sua missão.
Informações: O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here