Perícia em equipamento ‘extraiu uma intensa troca de mensagens eletrônicas entre o presidente da Câmara à época e o vice-presidente da Caixa Econômica Federal de Pessoa Jurídica’

A Polícia Federal (PF) cumpre sete mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (13), para apurar fraudes na liberação de empréstimos junto à Caixa Econômica Federal. A operação ocorre simultaneamente no Distrito Federal, Bahia, Paraná e São Paulo.

O esquema investigado pela operação denominada Cui Bono teria acontecido entre 2011 e 2013 e foi descoberto pela PF durante investigação de uma celular antigo encontrado na residência oficial da Câmara, quando o deputado cassado Eduardo Cunha morava lá.

Segundo os investigadores, uma perícia no equipamento “extraiu uma intensa troca de mensagens eletrônicas entre o presidente da Câmara à época e o vice-presidente da Caixa Econômica Federal de Pessoa Jurídica entre 2011 e 2013”.

A PF verifica se houve crimes de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. As suspeitas foram levantadas porque “as mensagens indicavam a possível obtenção de vantagens indevidas pelos investigados em troca da liberação para grandes empresas de créditos junto à Caixa Econômica Federal”.

De acordo com os investigadores, o esquema teve a participação do vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco, do vice-presidente de Gestão de Ativos e de um servidor do banco. No setor privado, também participaram empresários e dirigentes do setor frigorífico, de concessionárias de administração de rodovias, de empreendimentos imobiliários e do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here