Meia-atacante e outros garotos terão contato mais próximo com membros do futebol profissional. Rodrigo Caetano não quer que expectativa vire frustração

A programação da diretoria do Flamengo para Vinícius Júnior está definida. Tão logo termine sua participação na Copinha com a equipe sub-20 (que pode ir até 25 de janeiro, dia da final), a joia de 16 anos vai ter contato mais próximo com a equipe de trabalho do futebol profissional do Rubro-Negro. Mas ainda não será uma mudança de categoria. O meia-atacante vai ser o pioneiro de um projeto que está em desenvolvimento e ganhará corpo ainda no primeiro semestre.

Vinicius Júnior tem boas chances de ser convocado para o Sul-Americano Sub-17, que acontecerá no Chile entre 23 de fevereiro e 19 de março. Isso poderia atrasar um pouco o projeto idealizado pelo Flamengo e uma possível promoção definitiva.

– O Vinícius não é uma surpresa no que diz respeito ao talento. É algo que a gente já queria desenvolver com ele, que é fazer uma preparação especial. Não só para ele, mas para alguns jogadores que consideramos joias. Chama-se “Pratas do Ninho”. Vamos colocar em prática com o Vinícius e com mais alguns – disse o diretor executivo Rodrigo Caetano.

Segundo Caetano, uma equipe do futebol profissional será destacada para trabalhar com Vinícius Júnior e outros garotos que estão no time da Copinha – talvez outros quatro.

– Vamos aproximar esses jovens de toda a metodologia do profissional. Estarão mais próximos daqui o trabalho diário deles, podem até ter uma escala diferente (de outros garotos da base). É provável também que tenham experiências no campo – frisou o diretor.

Rodrigo Caetano deixa claro que o novo projeto não será direcionado apenas para Vinícius Júnior, mas reconhece que no momento todos os olhos estão voltados para o garoto, destaque do Flamengo na Copa São Paulo. Em quatro jogos na competição até aqui (dois como titular e duas vezes entrando no segundo tempo), ele marcou três gols e deu seis assistências.

O talento de Vinícius Júnior tem chamando a atenção do futebol brasileiro e da imprensa mundial. O Diário “AS” publicou uma matéria em seu site oficial na qual aponta as características do jogador e chegou a citar que a joia da Gávea é o “novo Neymar” do Brasil.

– Já vi muito disso. Foi assim com o Douglas Costa no Grêmio, por exemplo, quando eu trabalhava lá. Fazemos um trabalho de orientação, inclusive com familiares e agentes. Tem que trabalhar com protocolos que a gente formatou para o profissional. É o único perigo (empolgação precoce). O Flamengo tem tido ou teve nos últimos anos esse histórico. Uma superexpectativa e, depois, uma superfrustração. A gente vai fazer de tudo para que não ocorra.

Com contrato até o meio de 2019 e multa rescisória estipulada em 30 milhões de euros (R$ 101 milhões), Vinícius veste a Amarelinha desde os 13 anos, quando foi convocado para a seleção brasileira sub-15. Desde seus 13 anos, aliás, conhece Gilmar Popoca, técnico dele na Copinha.

Informação: Globo Esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here