Movimento Emancipa Brasil deve buscar aproximação dos parlamentares em todas as esferas do Parlamento Nacional. O projeto de emancipação precisa ganhar as ruas de forma organizada e atuando com responsabilidade

A diretoria da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam), reuniu ontem (28), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para continuar o planejamento do 4º Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas, do Movimento – Emancipa Brasil que, em 2017, terá Manaus como sede.

“Esse encontro é muito importante e benéfico para nós, pois vem os presidentes de todas as federações do Brasil com as suas comitivas, além de autoridades nacionais, como deputados e senadores. Estaremos dando visibilidade da nossa luta aqui no Amazonas. Só aqui, nós temos mais de 45 Distritos que precisam se emancipar”, explica João Taveira de Lima (J. Lee), presidente da Faddeam.

No Amazonas, o movimento conta com o apoio do deputado Adjuto Afonso (PDT), que há anos defende a emancipação de áreas que comprovadamente tenham um estudo de viabilidade favorável. Em 2015, ele sugeriu a criação da Federação para ganhar força em nível nacional, junto a outros Estados que lutam pela causa. Em abril deste ano, a partir de uma iniciativa do próprio deputado, foi criada a Faddeam. O parlamentar, que é vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) reforça, ainda, a discussão em nível nacional.

“Estaremos convidando representantes em nível nacional da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Concretização da Revisão Territorial dos Municípios, criada em abril deste ano, que defende o PLP 137/15 e a PEC 143/15, que regulamentam a emancipação de municípios. Já tivemos aprovação duas vezes na Câmara e no Senado, mas a então presidente da época, vetou. Porém, a luta ganhou reforço com a adesão em massa ao movimento emancipalista por todo o país”, disse o deputado Adjuto Afonso.

A Frente Parlamentar Mista de Apoio à Concretização da Revisão Territorial dos Municípios tem como presidente a deputada federal Flávia Morais (PDT/GO) e conta com 205 deputados federais e cinco senadores.

No Amazonas, as áreas que mais apresentam características para Emancipação são: Puru Puru e Janauacá (Careiro Castanho); Foz do Canumã e Axinim (Borba); Itapeaçu (Urucurituba); Novo Remanso (Itacoatiara); Matupi (Manicoré); Caviana (Manacapuru/Beruri); Campina do Norte (Manacapuru); Mocambo (Parintins) e Balbina (Presidente Figueiredo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here