O presidente Michel Temer virá ao Ceará dia 8 para anunciar medidas para amenizar os efeitos da seca 
O deputado Federal Danilo Forte (PSB-CE) está tratando com o governador Camilo Santana (PT-CE) a realização da vinda do presidente Temer no Palácio da Abolição. Na oportunidade será anunciada a liberação de R$ 40 milhões que serão usados em ações para conter os estragos causados pelo longo período de seca que assola o nordeste brasileiro, mais especificamente, os municípios cearenses. 

Danilo se encontra na Europa em missão oficial representando a Câmara dos Deputados e recebeu em Madri, um comunicado do ministro da Integração Elder Barbalho, dando conhecimento do evento.

Devido à seca, até a ultima quarta, 23, mais de 120 municípios cearenses em situação de emergência decretada ou homologada pelo Governo do Estado do Ceará e reconhecida pelo Governo Federal. Entre as ações de auxílio para diminuir os efeitos da seca, podemos citar a ‘Operação Carro-Pipa’, com 1.788 caminhões que atuam no abastecimento de 137 municípios, beneficiando mais de 920 mil pessoas diariamente.

A população do Ceará já está sendo atendida pelos Trechos IV e V do Eixão das Águas, que beneficiam 4,2 milhões de habitantes. Outra iniciativa é o Trecho I do Cinturão das Águas, que está em execução e prevê beneficiar mais de um milhão de pessoas em 24 municípios. Em ambos os casos, os empreendimentos estruturantes são executados pelo estado com recursos federais.

O maior exemplo de obra estruturante que contempla a população do Ceará é o Projeto de Integração do Rio São Francisco, que entrou em sua fase final e já apresenta 90,85% de conclusão, sendo 91,25% no Eixo Norte e 90,27% no Eixo Leste. Outra medida no estado é o programa Água para Todos (APT) que já investiu mais de R$ 1 bilhão na implantação de cisternas, sistemas simplificados de abastecimento, barreiros, kits de irrigação e pequenas barragens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here