Diversos estados responsabilizam as reduções dos repasses do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPE) pela crise. Para piorar a situação, muitos estados tiveram aumento de despesas


Muito se fala da crise financeira enfrentada pelo Rio de Janeiro, mas ele não está sozinho. Os estados brasileiros e o Distrito Federal somam um rombo de R$ 56 bilhões nas contas do primeiro semestre deste ano. Conforme análise feita pelo G1, das 27 unidades da federação, 20 enfrentam crise que compromete serviços básicos e projetos.

De acordo com o site, ao menos 16 estados e o DF cortaram investimentos nos últimos dois anos. Em pior situação estão oito estados, que já atrasam salários de servidores. Seis deles, inclusive, não garantem que o 13º dos funcionários será pago.

O balanço fiscal dos estados está disponível no Sistema de Informações Fiscais do Setor Público Brasileiro (Sincofi), do Tesouro Nacional.

Na tentativa de dar suporte aos estados, no mês de agosto, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei de renegociação das dívidas dos estados com a União. Com a lei, o prazo para pagamento das dívidas foi prorrgado por 20 anos e os pagamentos previstos para 2016 foram adiados para 2017, na tentativa de desafogar as contas estaduais até o fim do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here