O deputado Sérgio Aguiar (PDT) informou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (04/11), que pretende lançar candidatura para a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Deputado Sergio Aguiar (PDT) é hoje primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Ceará e está em seu terceiro mandato consecutivo.
O parlamentar lembrou que a Casa sempre ocupou um espaço de pioneirismo entre os legislativos estaduais, e isso se deve àqueles que a compõem: servidores e deputados. “Com a ajuda de vocês, a Mesa Diretora logra êxito em seus projetos. Estamos aqui de mãos dadas com os servidores para apresentar novas propostas, recebê-las e dar início a novos desafios, que, sem dúvida, irão enriquecer ainda mais este Poder”, salientou.

Sérgio Aguiar destacou que o deputado Murilo Aguiar, avô dele, integrou o Parlamento por cinco mandatos, foi prefeito do município de Camocim e morreu durante a disputa da Presidência da Mesa Diretora em 1985. “Murilo Aguiar foi um líder político combatente, que dedicou a vida à defesa dos mais carentes”, disse.

Segundo o parlamentar, Murilo Aguiar legou ações edificantes que fizeram com que a família Aguiar mantivesse a vocação política e acelerasse o progresso de Camocim, sua terra natal. “Não é à toa que Camocim hoje está entre as 50 cidades pequenas do Brasil que apresentam melhor desenvolvimento econômico. Quero aqui firmar um compromisso de fomentar o debate com a sociedade acerca de temas que são de interesse público”, ressaltou.


O deputado também citou o papel do pai, Chico Aguiar, atual presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que exerceu cinco mandatos na Casa, além de governar o Estado.

Em 1992, Sergio Aguiar disputou a primeira eleição à Câmara Municipal de Vereadores de Camocim, da qual também foi eleito à Presidência. Entre 1996 e 2005, foi prefeito da cidade e, depois, chefe da Assessoria Parlamentar do ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes. Em março de 2006, disputou pela primeira vez o mandato de deputado estadual, para o qual foi eleito.

O deputado destacou ainda sua formação acadêmica como economista, administrador e advogado, e seu Mestrado em Gestão Pública e Modernização Administrativa. Sérgio Aguiar citou que presidiu as comissões de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços e de Constituição Justiça e Redação. Durante a carreira, também foi procurador parlamentar da AL, além de conselheiro do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID) e do Conselho de Turismo do Ceará. “Sou integrante, desde sua instalação, do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos do Poder Legislativo e primeiro secretário da Casa”, observou.

Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) ressaltou que o parlamentar tem honradez, compromisso e vontade de contribuir com a história da Assembleia. Já o deputado Ely Aguiar (PSDC) afirmou que a Casa precisa ter determinação e eleger uma chapa para a Mesa Diretora independente do Governo do Estado.

A deputada Dra. Silvana (PMDB) parabenizou o parlamentar e salientou sua força e perseverança. O deputado Joaquim Noronha (PP) disse que “o parlamentar tem legitimidade, tradição política na família e competência”.

O deputado Audic Mota (PMDB) acrescentou que a candidatura demonstra a independência do Parlamento. “Está usando um direito de propor e se colocar à disposição. Agora temos dois pré-candidatos da mesma base, e isso dá respeito ao Parlamento cearense”, salientou.

Com informações: Agência de Notícias da AL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here