Cerca de mil manifestantes percorreram ontem as ruas de Brasília da Torre até o Palácio do Planalto, em protesto pela criação de novos municípios.
Domingos Filho, Vice Governador do Ceará.
A concentração das delegações emancipalistas de vários estados, em reunião realiza às 10h00 nas imediações da Torre de Brasília, desceu em passeata até o Palácio do Planalto, com a finalidade de conseguir uma audiência com as ministras da Casa Civil Gleise Hoffman e Ideli Savati. Com objetivo de discutir o envio ao Congresso Nacional, do anteprojeto de Lei Complementar (Colóquio Federativo) que irá regulamentar o parágrafo 4º do artigo 18 da Constituição Federal/2008.
Segundo  o dep. José Augusto Maia (PTB-PE) presidente da Frente Mista Parlamentar de Apoio a Criação de Novos Municípios, organizador da Marcha a Brasília pela Criação de Novos Municípios, esta mobilização surtiu efeito, pois, na parte tarde uma equipe de assessores da Casa Civil recebeu uma comissão de emancipalistas.
Domingos Filho, vice governador do Ceará que esteve presente a reunião, adiantou que as conversações ainda precisam evoluir, pois os membros do governo não mostraram nenhum interesse em atender as reivindicações dos manifestantes.
Como estava previsto, no final da tarde a Frente Parlamentar se reunião no Auditório Nereu Ramos com os membros das delegações, onde foi relatado para mais de 300 pessoas presentes o teor das conversas com a equipe da Casa Civil. Várias autoridades estiveram presentes e desta vez Domingos Filhos pode passar aos presentes toda a sua experiência com essa bandeira, adiantou. “Estou nesta luta por entender q a criação de novos municípios não poderia estar sendo impedida de ocorrer, ora se cabe a união autorizar a criação de estados, como ocorreu recente no Pará, então, caberia aos estados criarem seus municípios”.
Na mesma linha de raciocínio, todos os deputados federais e estaduais presente, manifestaram apoio incondicional, dentre eles o líder da bancada nordestina Gonzaga Patriota (PSB-PE), Domingos Neto (PSB-CE), Zequinha Marinho e Zé Geraldo ambos do PT-PA, dentre outros. Carlinhos Florêncio, deputado estadual do Maranhão e presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios da ALEMA, falou do avanço em seu estado, uma vez que no inicio desta legislatura uma equipe de deputados maranhenses esteve no Ceará e pode ver de perto o que estava sendo feito naquele estado e assim foi possível a ALEMA apresentar e aprovar a lei para que o Maranhão pudesse emancipar distritos.
Segundo o presidente da Comissão de Novos Municípios da Assembléia do Ceará Luiz Carlos Mourão “ A reunião foi frustrante, pois a Casa Civil nomeou como interlocutor junto a Frente Parlamentar e os movimentos emancipalistas brasileiros um técnico do terceiro ou quarto escalão do governo que não detinha nenhum poder de resolutibilidade, acredito ainda, na sensibilidade do membros do TSE autorizarem os plebiscitos no estado do Ceará”, concluiu.
Fotos da reunião no Auditorio Nereu Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here