Candidatos a vereadores que não deixaram os cargos no Executivo até este sábado serão considerados inelegíveis

Terminou neste sábado o prazo para candidatos à vaga de vereadores que atualmente ocupam cargos no Executivo deixarem seus postos. O prazo para magistrados, defensores públicos, secretários estaduais e municipais que pretendem disputar as eleições em outubro deste ano fazerem a desincompatibilização é de seis meses anteriores ao pleito.
Ainda segundo a lei, os prefeitos que estão exercendo o primeiro mandato não precisam deixar o cargo para concorrer à reeleição. Os parlamentares que querem concorrer à prefeitura também não precisam sair do Congresso Nacional e nem das assembleias legislativas e das câmaras municipais. 
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou ainda que profissionais que têm atividades divulgadas na mídia, como atores e jogadores de futebol, não precisam interromper suas atividades para se candidatar a prefeito.
Caso não cumpram a norma, eles podem ser considerados inelegíveis, de acordo com a Lei Complementar nº 64/1990. No caso dos candidatos à prefeitura, o prazo é de quatro meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here