A ministra Cármen Lúcia Rocha foi eleita, na terça-feira à noite, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o período 2012/2014. Ela será a primeira mulher a liderar a corte eleitoral e será responsável pelas eleições municipais de 2012. Cármen Lúcia integra o TSE como uma das representantes do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A ministra agradeceu a confiança dos colegas e se comprometeu a cumprir o cargo com “honestidade e absoluta dedicação”. A posse deve ocorrer apenas na última semana de abril. Cármen Lúcia assumirá o lugar de Ricardo Lewandowski, também do STF, e seu vice será outro integrante da Suprema Corte, o ministro Marco Aurélio Mello. 

O presidente do TSE tem a função de organizar as eleições que ocorrem a cada dois anos no país, zelando pela segurança dos votos e do processo de votação em mais de 5,5 mil municípios. O presidente também pauta os processos julgados pelo plenário. Segundo lembra o próprio tribunal, o desafio será ainda maior nas eleições deste ano devido à aplicação da Lei da Ficha Limpa. 

Defensora declarada do direito das mulheres nas sessões do Supremo, a ministra Cármen Lúcia também fez referência ao universo feminino após ser eleita no TSE, lembrando que há 80 anos o Brasil passou a permitir o voto das mulheres. 

— Nós tínhamos uma população de 40 milhões de habitantes e tivemos, em 1934, quando a mulher votou pela primeira vez, 1,5 milhão de votos. Oitenta anos depois, somos quase 52% dos eleitores brasileiros, a despeito de os cargos de representação serem muito poucos exercidos por mulheres — afirma Cármen.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here