O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai realizar, entre os dias 20 e 22 de março, uma série de testes no sistema de segurança das urnas eletrônicas. Serão dois dias inteiros de ‘ataques’, onde os hackers terão à disposição várias bancadas de computadores para tentar mostrar que a máquina que opera registro de votos é, suscetível a falhas.
Hacker tenta burlar o sistema de urna eletrônica.
No teste realizado em 2009, o primeiro coordenado pelo TSE, nenhum participante conseguiu violar o sistema. Na ocasião, grupos de peritos da Polícia Federal, estudantes de universidades de informática e especialistas em desenvolvimento de sistemas se inscreveram para participar. Este ano, mais uma vez, qualquer cidadão brasileiro pode se inscrever. No total, são 25 vagas.
De acordo com informações do TSE, os “ataques” servem para explorar eventuais falhas do sistema relacionadas à violação da integridade e ao sigilo do voto. Nos testes que serão realizados em março, os hackers receberão previamente informações necessárias sobre a urna e seus componentes internos e externos. Todos poderão configurar os sistemas que serão utilizados no teste, além de desenvolver e aperfeiçoar seus planos.
Os hackers terão também acesso aos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, o que deve facilitar as tentativas de invasão, uma vez que essas senhas são uma espécie de tradutor de como deve funcionar a defesa. E ainda poderão acessar à internet para buscarem mais subsídios em seus projetos.
Os testes serão acompanhados pelas comissões Avaliadora e Disciplinadora e também por observadores das áreas de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação. Todo o ambiente de testes será monitorado por câmeras. Os resultados e as conclusões dos testes serão apresentados em audiência pública no dia 29 de março, às 10h, onde os participantes receberão certificados das mãos do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski.
As inscrições, que foram prorrogadas até o dia 27 de fevereiro, podem ser feitas através do site do TSE (http://www.tse.jus.br/). Mais informações sobre o sistema eletrônico de votação podem ser obtidas no site http://www.tse.jus.br/eleicoes/biometria-e-urna-eletronica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here