Pela primeira vez, deputados rejeitam ser conselheiro, um cargo dos mais cobiçados pelo subsídio e as vantagens

Dr. Hélio Parente e o dep. Fernando Hugo (PSDB)

A vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), indicada pela Assembleia Legislativa, não será ocupada por um parlamentar nem por um ex-deputado. A Casa aprovou, ontem, por 37 votos favoráveis e uma abstenção, o nome do advogado Hélio Parente, para assumir a vaga deixada pelo ex-conselheiro Luiz Sérgio Gadelha. Um total de 41 deputados apresentou, ontem mesmo, o nome do advogado que é servidor do Poder Legislativo.

O primeiro nome cotado para ocupar essa vaga foi o do deputado Welington Landim (PSB), ainda no início desta legislatura, quando teve de abrir mão da disputa, juntamente com o deputado José Albuquerque (PSB), pela Presidência da Assembleia, em favor do deputado Roberto Cláudio (PSB).

Porém Landim, na última terça-feira, oficialmente, como foi relatado na coluna do jornalista Edilmar Norões, ontem assinada pelo jornalista Edison Silva, declinou da indicação, comunicando o fato ao presidente da Assembleia, ao vice-governador Domingos Filho e ao governador Cid Gomes.

Ontem, o deputado ocupou por mais de uma hora a tribuna da Assembleia para informar a sua desistência em assumir a vaga de conselheiro, momento em que recebeu o apoio de vários colegas parlamentares. Landim também aproveitou para apresentar o currículo de Hélio Parente, que garantiu 41 assinaturas dos deputados apoiando a sua indicação.

De acordo com Landim, pesou na sua decisão, principalmente, o apelo de seus correligionários que ficariam sem o seu apoio nas eleições. Até mesmo o filho do parlamentar, prefeito de Brejo Santo, preferiu que o pai declinasse da indicação, segundo afirmou. Welington disse que chegou a fazer uma reunião na sua base eleitoral, para saber da opinião de seus colaboradores.

“Essa foi uma das decisões mais difíceis que tive de tomar na minha vida”, pontuou. O deputado ressaltou que seu nome era apoiado não apenas pelos colegas de parlamento, mas também pelo governador e vice-governador, mas preferiu continuar representando o povo na Assembleia.

Landim acredita que talvez seja o único a abrir mão de um cargo de conselheiro de um Tribunal de Contas, cargo esse vitalício. Mas ele não foi o único a declinar do convite. O deputado Heitor Férrer (PDT) informou ter sido procurado por um grupo de parlamentares, inclusive Landim, na última terça-feira, quando foi convidado para ser conselheiro do TCM, em razão da desistência de Landim.

O pedetista também recusou. O parlamentar alegou que está no início de um mandato e o fato de abandonar agora a Casa, poderia chocar as pessoas que o ajudaram a conquistar uma vaga no Parlamento cearense.
com informações: Diário do Nordeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here