Interessados devem procurar cartório com antecedência. Para agilizar o atendimento, cidadão pode solicitar medida pelo site do Tribunal.
 
Quem precisa tirar o título de eleitor pela primeira vez ou transferir seu domicílio eleitoral deve procurar o cartório para regularizar sua situação o quanto antes. O cadastro eleitoral de 2012 fecha em 9 de maio, seis meses antes das eleições municipais marcadas para outubro. Essa antecipação evita filas e aglomerações que devem ocorrer nos próximos meses. Para agilizar o atendimento, o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência pela internet no site do tribunal, por meio do sistema título net.
 
O adolescente que completar 16 anos até o dia 7 de outubro (dia do primeiro turno) pode votar nas eleições desde que solicite seu título até 9 de maio. Idosos com dificuldade de locomoção e eleitores com necessidades especiais que não estão inscritos em uma seção especial (que não possuem escadas) devem solicitar transferência para uma delas. Todas as zonas eleitorais possuem essas seções.
Para tirar o título pela primeira vez são necessários RG, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos.
 
A carteira nacional de habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para o alistamento pois não possuem nacionalidade.
 

No caso de transferência, o eleitor deve levar o título, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, assim como documento de identificação e comprovante de residência recente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here