Lideranças de nove partidos confirmam que, até este momento, pelo menos 37 deputados manifestaram o interesse em concorrer às prefeituras nas eleições deste ano. 
Esse número ainda deve aumentar, já que alguns dos maiores partidos da Casa – PT, PMDB e PSD – ainda não divulgaram o levantamento dos deputados pré-candidatos às prefeituras. Ao todo, a Cãmara abriga 513 políticos.

Os partidos que já informaram sobre os deputados com pretensões eleitorais são DEM, PPS, PSDB, PSOL, PCdoB, PSC, PSB, PRB e PDT.

O fato de serem pré-candidatos ainda não garante aos políticos a participação efetiva no pleito. Para que isso ocorra, é necessário que os partidos e coligações ratifiquem sua indicação durante as convenções, que precisam ser realizadas durante o mês de junho. Depois disso, os candidatos terão de ser registrados na Justiça Eleitoral.

Os deputados são pré-candidatos, ou seja, disputam dentro dos partidos ou coligações o direito de concorrer a prefeito em 7 de outubro de 2012. É o caso, por exemplo, do tucano Ricardo Tripoli, que pretende disputar a Prefeitura de São Paulo e deve enfrentar três colegas do PSDB em primárias marcadas para março. São eles os secretários estaduais de São Paulo Andrea Matarazzo (Cultura), Bruno Covas (Meio Ambiente) e José Aníbal (Energia).
 

Em Salvador, a briga pela prefeitura pode colocar, em lados opostos, vários deputados: Nelson Pellegrino (PT), Antonio Imbassahy (PSDB), Alice Portugal (PCdoB), ACM Neto (DEM), Marcos Medrado (PDT) e Márcio Marinho (PRB), são pré-candidatos à prefeitura da capital baiana.
 

As pré-candidaturas esquentam os termômetros das eleições municipais, mas não definem o cenário da disputa, que só estará completamente decidido em 5 de julho, último dia para os partidos registrarem nos cartórios eleitorais os seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Até lá, cada partido vai definir seus candidatos, fazer alianças em torno de coligações e alguns deputados, hoje pré-candidatos, poderão desistir da disputa.

Com informações: Agência Câmara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here