A ex-ministra Marina Silva (sem partido), voltará a estar em evidência nas eleições municipais de 2012. A ex-verde vai trabalhar para alavancar candidaturas a prefeito e vereador de diversos partidos por todo o País, subindo no palanque de quem se comprometer com suas causas, como a sustentabilidade. A ideia é aproveitar o ano eleitoral para consolidar o que deverá ser seu novo partido, batizado informalmente por alguns de seus colaboradores como PVdoB, o Partido Verde do Brasil.
 

Marina, contudo, nega que esteja pensando desde já na criação de uma nova legenda. “Neste momento não estamos discutindo questão partidária. É um ponto de partida para discutir a política, que está em crise. A política, infelizmente, tem se transformado em projeto de poder pelo poder. A sociedade precisa ser protagonista do processo político e a gente não pode ter uma visão pragmática de que o movimento tem que ter uma finalidade eleitoral. O movimento tem que ter uma finalidade de discutir a política com P maiúsculo”, defende a ex-ministra.
Já manifestaram interesse em participar do movimento de Marina Silva pré-candidatos como a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol-RJ), a deputada estadual Aspásia Camargo (PV-RJ), o ex-deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), a vereadora Heloísa Helena (Psol-AL), a ex-vereadora Soninha Francine (PPS-SP) e o ex-deputado federal Raul Jungman (PPS-PE).
Também gravitam em torno de Marina Silva o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o deputado federal Antônio Reguffe (PDT-DF), o líder do governo na Câmara Municipal, Roberto Trípoli (PV-SP), o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier (PV-PE), e o secretário municipal de Grandes Eventos de São Paulo, Walter Feldman (PSDB-SP).
Desde que saiu do PV, em 7 de julho, Marina tem circulado por diversos Estados, em reuniões e participando de debates. O último aconteceu no último dia 17 de dezembro em Belo Horizonte, onde o movimento ainda está se organizando. Em São Paulo e Brasília, apoiadores de Marina Silva se reúnem uma vez por semana. No Rio, a articulação ocorre em torno do Geração+20, movimento que pretende preparar o Brasil para receber o Rio+20. Outro Estado em que há movimentação de ex-verdes é o Espírito Santo, onde Marina ganhou a eleição presidencial.
O próximo encontro nacional do movimento deve acontecer em maio, quando a lista de regras a que candidatos deverão seguir para garantir Marina no palanque será aprovada. A pressão para que Marina se candidate novamente à Presidência em 2014, no entanto, deverá impulsionar a criação da nova legenda em 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here